Seleção de tênis de mesa volta a Lima para tentar vaga em Tóquio 2020

Data:

Pouco mais de dois meses separaram uma grande campanha nos Jogos Pan-Americanos do retorno do tênis de mesa brasileiro a Lima, capital do Peru. Na mesma Villa Deportiva Nacional, onde Hugo Calderano vibrou ao conquistar o ouro individual, a seleção inicia nesta sexta-feira (25) a busca pelas vagas de equipes nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Apenas uma equipe de cada naipe garante a classificação no pré-olímpico latino. Quem não conquistar a vaga em Lima terá de brigar pelas nove vagas restantes no pré-olímpico mundial, em janeiro, em Gondomar, Portugal. Dois atletas de cada equipe classificada poderão disputar também a competição individual na Olimpíada, sendo que Hugo Calderano, ouro no Pan, já garantiu vaga.

- Advertisement -

Caso uma equipe não obtenha vaga para os Jogos, os atletas poderão disputar o pré-olímpico latino individual e de duplas, em Cuba, em abril. Ainda haverá uma última chance, no pré-olímpico mundial Individual, em Doha, no Catar, em maio de 2020.

O tênis de mesa brasileiro vem forte para a disputa no Peru. No feminino, Bruna Takahashi, Jessica Yamada e Caroline Kumahara terão a companhia da jovem Laura Watanabe, ainda com idade para disputar competições sub-15, mas resultados relevantes em torneios internacionais.

No masculino, o técnico Francisco Arado, o Paco, conta com quatro dos cinco top 100 mundiais da atualidade: Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Eric Jouti e Vitor Ishiy. Este último, por exemplo, entrou recentemente na lista dos cem melhores do mundo.

“O atual momento da equipe é muito bom. Temos cinco atletas no top 100 mundial e jogando num bom nível. Com relação aos últimos resultados do Vitor, acho muito bom para a seleção, pois aumenta a concorrência, o que é positivo para o alto nível e dá mais opções para a equipe”, explica Paco.

No masculino, Argentina, Chile e Peru brigam com o Brasil pela vaga olímpica. Entre as mulheres, Porto Rico, Peru e Chile são as adversárias.

“Acho que será um campeonato bem difícil, como sempre, e temos de ir preparados para mostrar nosso melhor nível e nossa identidade como time, que é de muita briga e alegria”, explica o técnico da seleção masculina.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americano de 2023; veja programação completa

Os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023 começam na próxima...

Hugo Calderano vence etapa de Muscat e conquista terceiro título mundial em 2023

Brasileiro precisou de virada para derrotar inglês

Brasileiro Hugo Calderano vence sul-coreano e conquista WTT de Doha, no Catar

O brasileiro Hugo Calderano conquistou o título do WTT (World Table Tennis) de Doha, no Catar. Neste sábado (21), o atleta venceu o sul-corenao Jang Woojin por 4 sets a 1. Com isso, o mesa-tenista está invicto no ano. São 10 jogos, dez vitórias e dois troféus. Hugo venceu o sul-coreano com parciais de 12/10, 11/13, 14/12 e 11/3 e 11/7. Com o título em Doha, Calderano deve voltar ao top 5 do ranking mundial. Na última semana, o brasileiro também ganhou a etapa de Durban, na África do Sul. Com a vitória, o mesa-tenista tornou- se o maior vencedor de WTT. Ao todo, o brasileiro tem quatro troféus, superando os chineses Wang Chuquin e Liang Jingkun, que têm três títulos cada. No ano passado, Hugo conquistou o WTT Star Contender Doha e em Tunes, na Tunísia. Em 2023 e 2017, o mesa-tenista garantiu outros dois títulos mundiais. Além disso, Calderano é bicampeão pan-americano.

Hugo Calderano puxa lista de convocados do tênis de mesa para Olimpíada

Seis brasileiros representarão o Brasil na competição. São eles: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Jessica Yamada, Vitor Ishiy e Caroline Kumahara