Com força total, seleção brasileira de judô disputa o Pan-Americano no Peru

Data:

Serão quatro dias de competição, de quinta a domingo, no Coliseo de La Videna, na capital peruana

A seleção brasileira de judô disputará, a partir desta quinta-feira (25), o Campeonato Pan-Americano da modalidade, em Lima, no Peru, que servirá como evento-teste para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Um primeiro grupo formado pelos atletas que lutarão já na quinta embarcará para o Peru nesta terça-feira (23) e os demais viajarão na quarta-feira (24).

Classificatório para os Jogos de Lima, o Pan de judô contará com a força máxima do Brasil em ação no tatame do Coliseo de La Videna. Dos 18 atletas convocados pela CBJ, 16 serão cabeças de chave e 15 já foram medalhistas em Campeonatos Pan-Americanos. Da atual equipe, os maiores campeões são Mayra Aguiar, com cinco títulos pan-americanos, Rafael Silva e Sarah Menezes, cada um com quatro ouros.

- Advertisement -

Além de valer como o sexto ponto no ranking mundial IJF, o Campeonato Pan-Americano deste ano distribuirá pontos também para o ranking Pan-Americano. Os campeões somam 700 pontos no ranking mundial e 500 pontos no ranking continental.

Haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá, nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no ranking pan-americano.

Os nove melhores ranqueados de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

PROGRAMAÇÃO

A agenda da seleção em Lima começa nesta quarta-feira, 24, com o sorteio das chaves que seguirá a classificação dos atletas no Ranking Mundial IJF para definição dos cabeças de chave.

Os combates começarão na quinta-feira, 25, dia que o Brasil será representado por Nathália Brígida (48kg), Sarah Menezes (52kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Eric Takabatake (60kg) e Daniel Cargnin (66kg).

Na sexta-feira, 26, lutarão Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Lincoln Neves (73kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).

No sábado, 27, último dia de competições individuais, a seleção buscará medalhas com Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).

Fechando a programação, no domingo, 29, os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.

HORÁRIOS

Quarta-feira, 24
12h30 – Sorteio das Chaves

Quinta, Sexta e Sábado (individuais)
7h30 – preliminares
13h00 – Bronzes e Finais

Domingo (equipes)
8h00 – preliminares
13h00 – Bronzes e Finais

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Rafaela Silva encabeça forte lista de convocados para o Pan de Santiago 2023

Judoca brasileira volta aos Jogos Pan-Americanos quatro anos após o flagrante que a fez perder o ouro nos 57kg conquistado em Lima

Judô: campeã olímpica, Sarah Menezes será técnica da seleção feminina

Os técnicos Luiz Shinohara, Mario Tsutsui e Rosicléia Campos deixam a seleção

Rafaela Silva é suspensa por doping e deve ficar de fora da Olimpíada de Tóquio

Judoca flagrada em exame antidoping durante o Pan de Lima disse que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte

Seleção brasileira de judô começa 2020 com treinamentos na Europa e Grand Prix de Tel Aviv

Judocas realizarão atividades na Áustria e Itália antes da primeira competição do ano, em Israel