Judô brasileiro disputa Grand Slam de Dusseldorf

Data:

Será a primeira competição do ano em que as duas seleções do judô brasileiro estarão juntas

Os principais judocas do Brasil estarão no tatame, a partir desta sexta-feira (22), para representar o país no Grand Slam de Dusseldorf, Alemanha, que vai até domingo (24). É a primeira competição do ano em que as seleções masculina e feminina disputam um torneio juntas.

A seleção feminina estreou no Grand Slam de Paris, há duas semanas, e, em seguida, disputou o Aberto de Oberwart, enquanto a seleção masculina treinava na Áustria e, posteriormente, no Japão. A estreia dos homens, portanto, será na competição alemã, uma das mais fortes do Circuito Mundial da Federação Internacional e Judô (FIJ), com a presença de 683 atletas de 97 países.

- Advertisement -

Ano passado, os judocas brasileiros Mayra Aguiar (78kg) e Eric Takabatake (60kg) conquistaram pódios para o país na competição. Mayra foi prata e Eric bronze. Os dois estarão em ação novamente no ISS Dome neste fim de semana.

“Acredito que, como no ano passado, o torneio estará muito forte. Dusseldorf e Paris sempre são muito fortes. Mas, estou com a cabeça boa, estou bem treinado. Vim dessa preparação no Japão, os treinos no Brasil também foram ótimos. Estou tranquilo e confiante para voltar com essa medalha de novo”, disse Takabatake, atual número 9 do mundo no 60kg.

Yuko Fujii, técnica da seleção masculina de judô, acredita que a seleção está preparada para a competição na Alemanha:

“Os atletas treinaram bem na Áustria, Japão e no mini-treinamento específico que fizemos no Rio. Eles estão mais confiantes em soltar seus golpes e mais animados para fazer um ano melhor”, projeta a treinadora, que assumiu a equipe principal em maio de 2018. “Vejo bastante evolução na competitividade dos nossos atletas. A gente buscou ter competitividade no treino e todos responderam bem, estão mais competitivos agora.”

Além de Takabatake (60kg), outros sete brasileiros serão cabeças-de-chave no torneio: Daniel Cargnin (66kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).

A competição começa na sexta-feira (22) para os judocas das categorias 48kg, 52kg, 57kg, 60kg e 66kg. No sábado (23) será a vez dos atletas dos pesos 63kg, 70kg, 73kg e 81kg. Fecham a disputa no domingo (24) os pesos 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100kg. A competição será transmitiva pela Ippon Tv.

Abaixo, a programação completa, de acordo com o horário e Brasília. As preliminares ocorrem às 4h30 da manhã e as finais às 13h da tarde.

SEXTA-FEIRA, 22
60kg: Eric Takabatake/EC Pinheiros/FPJUDO
60kg: Phelipe Pelim/EC Pinheiros/FPJUDO
66kg: Charles Chibana/EC Pinheiros/FPJUDO
66kg: Daniel Cargnin/Sogipa/FGJ
48kg: Nathália Brígida/Sogipa/FGJ
48kg: Gabriela Chibana/EC Pinheiros/FPJUDO
52kg: Eleudis Valentim/EC Pinheiros/FPJUDO
52kg: Larissa Pimenta/EC Pinheiros/FPJUDO
57kg: Rafaela Silva/Instituto Reação/FJERJ
57kg: Tamires Crude/Instituto Reação/FJERJ

SÁBADO, 23
73kg: Eduardo Katsuhiro Barbosa/Paineiras/FPJUDO
73kg: Marcelo Contini/EC Pinheiros/FPJUDO
81kg: Eduardo Yudy Santos/EC Pinheiros/FPJUDO
63kg: Aléxia Castilhos/Sogipa/FGJ
63kg: Ketleyn Quadros/Sogipa/FGJ
70kg: Ellen Santana/S.E. Palmeiras/FPJUDO
70kg: Maria Portela/Sogipa/FGJ

DOMINGO, 24
90kg: Eduardo Bettoni/Minas Tênis/FMJ
90kg: Rafael Macedo/Sogipa/FGJ
100kg: Leonardo Gonçalves/Sogipa/FGJ
100kg: Rafael Buzacarini/Paineiras/FPJUDO
+100kg: Jonas Inocencio/EC Pinheiros/FPJUDO
+100kg: Rafael Silva/EC Pinheiros/FPJUDO
78kg: Mayra Aguiar/Sogipa/FGJ
78kg: Samanta Soares/EC Pinheiros/FPJUDO
+78kg: Beatriz Souza/EC Pinheiros/FPJUDO
+78kg: Maria Suelen Altheman/EC Pinheiros/FPJUDO

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes