Artigo atual
Uzbequistão deve lançar candidatura para os Jogos Asiáticos de 2030

Uzbequistão deve lançar candidatura para os Jogos Asiáticos de 2030

Uzbequistão deve lançar candidatura para os Jogos Asiáticos de 2030

Os Jogos Asiáticos podem acontecer, pela primeira vez, na Ásia Central

O anúncio foi feito após a visita do presidente do Conselho Olímpico da Ásia (OCA), o xeque Ahmad Ahmed Al-Fahad Al-Ahmed Al-Sabah, à capital do país, Tashkent.

“As partes discutiram a possibilidade de realizar os Jogos Asiáticos de 2030 em duas cidades do Uzbequistão – Tasquente e Samarcanda”, informou o comunicado do Comitê Olímpico Nacional do Uzbequistão.

Os Jogos Asiáticos são o evento multidesportivo mais antigo entre os eventos continentais. A primeira edição aconteceu em 1951, mas até hoje não foi realizado na Ásia Central ou em qualquer uma das antigas repúblicas soviéticas no continente.

Os Jogos Asiáticos do ano passado foram realizados nas cidades indonesias de Jacarta e Palembang. A edição de 2022 está prevista para acontecer em Hangzhou, marcando a terceira edição na China, enquanto 2026 foram concedidos à Nagoya, Japão.

Desde a sua estreia no torneio, em Hiroshima 1994, depois de ter conquistado a independência após o colapso da União Soviética, o Uzbequistão conquistou um total de 342 medalhas, incluindo 84 de ouro.

Os uzbeques tiveram seu melhor desempenho em 2018, quando terminaram em quinto no quadro de medalhas. Eles conquistaram um total de 70 pódios, 14 a mais que em Guangzhou 2010, melhor campanha do país até então.

Entre as cidades que desejam hospedar o evento, estão Nova Déli, capital da Índia, que recebeu o evento em 1951 e 1982, e Doha, Qatar, anfitriã em 2006.

Manila, nas Filipinas, que realizou os Jogos pela última vez em 1954, também manifestou interesse em concorrer.

Comentários (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2018-2020 Agência Olímpica.