Justiça Federal determina interdição dos parques olímpicos da Barra da Tijuca e de Deodoro

Data:

Rio de Janeiro, Brasil – Quase quatro anos após a Olimpíada Rio 2016, o comitê local continua a enfrentar problemas com a gestão das instalações construídas para a competição. Na quarta-feira (15), a Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou a interdição dos parques olímpicos da Barra da Tijuca e de Deodoro.

A decisão do juiz Eugenio Rosa de Araújo atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), até que sejam fornecidos o laudo de vistoria Corpo de Bombeiros e o “habite-se” da prefeitura.

- Advertisement -

A prefeitura informou que vai recorrer da decisão.

No despacho, Araújo justificou que, principalmente no parque olímpico da Barra, onde ocorreu a maior parte das competições de 2016, regularmente são realizados eventos de grande apelo, como shows e festivais, que recebem milhares de pessoas.

A ‘Cidade do Rock’, no Parque Olímpico da Barra, durante o Rock in Rio 2017. Foto: Divulgação

“Esse cenário, composto por locais progressivamente castigados pela falta de cuidado e pela presença de milhares de pessoas, se coloca de prontidão para a ocorrência de tragédias”, observou.

Em sua decisão, o magistrado ressaltou a necessidade de “preservação da segurança da população”. O prazo para o cumprimento da decisão é de 48 horas.

O parque olímpico da Barra da Tijuca possui cinco arenas esportivas permanentes, com capacidade para mais de 107 mil pessoas. A construção do local, realizada entre 2012 e 2016, custou cerca de 2,34 bilhões de reais à época.

Atualmente, a maiorias dos locais serve de sede para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), como é o caso da Arena Carioca 2, e outras federações esportivas, caso da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que usa a antiga Arena Carioca 3.

A situação no chamado parque radical de Deodoro é ainda mais preocupante. A pista do Centro Olímpico de BMX está cheia de buracos e as rampas de acesso foram tomadas pela vegetação. O estádio de canoagem slalom, que fica ao lado, também está com sinais de abandono. 

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Ana Moser, Ministra do Esporte, diz que esports não são esportes

Ela disse que não haverá investimento do Ministério do Esporte nos esports

Alerj desiste da troca de nome do Maracanã e pedirá veto ao governador

Projeto aprovado em 9 de março provocou enxurrada de críticas

Pavel Kolobkov, ministro do Esporte da Rússia, renuncia

Decisão foi tomada após a renúncia do primeiro ministro do país, Dmitri Medvedev, na última quarta-feira (15)