Entre o Brasil e a vaga olímpica em Paris 2024 havia uma guerreira seleção japonesa que não queria fazer feio diante das 13 mil pessoas que lotaram o Ginásio Nacional Yoyogi, neste domingo (24). Porém, as nipônicas não foram páreo para uma inspiradíssima Gabi Guimarães, que virou bolas importantes para confirmar o Brasil em sua 12ª Olimpíada.
O placar final de 3×2, para o Brasil, com parciais de 21/25, 25/22, 25/27, 25/15 e 15/10, mostra o equilíbrio da partida que terminou com um ponto direto de saque de Priscila Daroit, um dos talismãs de Zé Roberto Guimarães.
A campanha do Brasil no pré-olímpico de vôlei não foi das melhores, perdendo dois sets inesperados para a Bulgária, mas foi suficiente para terminar em segundo lugar do seu grupo – atrás da invicta Turquia. Apenas dois países por grupo garantem vaga em Paris 2024 pelo pré-olímpico.
Para essa partida, o Brasil escalou Roberta, Diana, Gabi, Rosamaria, Julia Bergmann e Nyeme (L) como titulares contra o Japão. Carol, Thaísa e Maiara apareceram no segundo set, quando o Brasil encontrava dificuldades de parar o ataque japonês.
Entre as maiores pontuadoras do Brasil, aparecem Gabi, com 23 pontos, seguida por Julia Bergmann (15), Thaisa e Rosamaria (15).
A seleção feminina de vôlei do Brasil disputa os Jogos Olímpicos desde a boicotada edição de 1980, em Moscou. Em 41 anos, o Brasil conquistou cinco medalhas olímpicas – dois ouros, uma prata e dois bronzes.