A notícia foi confirmada por Mihai Covaliu, presidente do Comitê Olímpico Romeno, após a chegada de Halep na segunda-feira
Após vencer a final mais importante de sua carreira no último sábado, quando conquistou o inédito título de Wimbledon, a tenista Simona Halep foi anunciada a porta-bandeira da Romênia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A notícia foi dada por Mihai Covaliu, presidente do Comitê Olímpico do país.
Halep participou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando tinha 21 anos. Inexperiente, a tenista natural de Constança foi eliminada na primeira rodada do torneio pela cazaque Yaroslava Shvedova. Em 2016, ela desistiu de competir nas Olimpíadas do Rio com medo do zika-vírus, afirmando que a participação no torneio “colocaria a saúde e a carreira dela em riscos”.
Em entrevista na sede do Comitê Olímpico Romeno, ela afirmou que seu próximo objetivo é uma medalha em Tóquio 2020.
“Meu próximo objetivo é uma medalha nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Eu quero ouro, mas sei que é difícil. Eu vou dar o meu melhor para conseguir uma medalha. Qualquer medalha seria ótimo, mas o ouro é um sonho.”
Simona Halep, que retornou à Romênia na segunda-feira, após sua apresentação histórica em Wimbledon, apresentará seu troféu aos torcedores na quarta-feira, 17 de julho, em uma cerimônia que acontecerá na Arena Nacional de Bucareste.
Na Olimpíada de 2016, a porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos foi a ginasta Catalina Ponor, pentamedalhista olímpica.