Bia Haddad sofre virada e cai na semi em Bogotá

Data:

Bia tentava alcançar a segunda final na elite do circuito de sua carreira

A ótima campanha de Bia Haddad no WTA de Bogotá chegou ao fim na tarde deste sábado. Depois de ter vencido cinco jogos seguidos no saibro da capital colombiana, a número 165ª no ranking parou na semifinal do torneio, superada pela norte-americana de 17 anos e 76ª do mundo, Amanda Anisimova, por 4/6, 7/6 (7-2) e 6/2 em 2h38 de partida.

Ainda em busca de seu primeiro título de WTA, Bia tentava alcançar a segunda final na elite do circuito de sua carreira. Ela foi vice-campeã no piso duro de Seul, em setembro de 2017, quando perdeu a final para a top 10 letã Jelena Ostapenko. A paulistana de 22 anos também tenta se tornar a quarta brasileira a conquistar um título na elite do cirucito feminino.

- Advertisement -

Algoz da brasileira neste sábado, a jovem Anisimova é uma das promessas do tênis norte-americano e já foi vice no WTA de Hiroshima no ano passado. Em busca de seu primeiro título, a atleta de 17 anos enfrenta a vencedora da partida entre a espanhola Lara Arruabarrena, 106ª do ranking, e a australiana Astra Sharma, 138ª colocada.

Depois de ter alcançado o 58º lugar do ranking em setembro de 2017 e repetido essa marca em fevereiro de 2018, Bia sofreu com lesões no punho esquerdo e nas costas e chegou a fazer uma cirurgia para sanar as dores de uma hérnia de disco lombar. A canhota paulista caiu bastante no ranking e tenta recuperar posições neste início de temporada. A campanha rende 128 pontos, sendo 110 da chave principal e 18 do quali, e a reaproxima do 120º lugar. No próximo fim de semana, ela defende o Brasil pelo confronto contra a Eslováquia pelos playoffs do Grupo Mundial da Fed Cup, fora de casa.

Bia Haddad começou melhor na partida

Bia conquistou a primeira quebra da partida ainda no início, mas permitiu o empate por 2/2 depois de cometer três duplas-faltas no mesmo game. Ainda assim, a brasileira soube aproveitar a chance que teve em um momento de fragilidade do saque da adversária para retomar a vantagem. No restante do primeiro set, a canhota paulista foi constantemente ameaçada, mas sacou muito bem nos momentos de pressão. Bia enfrentou sete break points (em quatro games distintos) na parcial e teve o serviço quebrado apenas uma vez.

Logo no início do segundo set, Anisimova precisou de atendimento médico para o joelho esquerdo. Apesar do incômodo, a jovem norte-americana apostava em seu jogo agressivo para encurtar os pontos e ainda fez quatro aces para sobreviver a seis games de serviço na parcial sem enfrentar um break point sequer. Por sua vez, Bia encarou seis chances de quebra e chegou a salvar até dois set points quando perdia por 5/4 e 6/5. Anisimova fez valer seu melhor momento no segundo set e dominou o tiebreak, além de contar com três erros seguidos da brasileira.

Cada vez mais confiante para executar as devoluções de saque e já sem dar sinais da lesão que a incomodava, Anisimova assumiu o controle da partida no terceiro set e conseguiu duas quebras de serviço para abrir 4/1. Por sua vez, Bia Haddad já parecia sentir o peso dos seis jogos e quase 14 horas em quadra no torneio e oferecia pouca resistência ao saque e aos golpes da adversária. Depois de receber tratamento médico no ombro esquerdo, a canhota paulista chegou a devolver uma das quebras, mas voltaria a perder um game de serviço, permitindo a consolidação da vitória da norte-americana. Anisimova liderou a contagem de winners por 38 a 16 e terminou a partida com 37 erros contra 49 da brasileira.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tudo sobre a chave masculina de simples do Aberto de Miami de 2024

Desde o dia 17 de março, Miami, nos Estados...

Indian Wells 2024: onde assistir ao jogo de Novak Djokovic nesta segunda (11)

Após uma vitória em três sets sobre o australiano...

Thiago Wild amarga dura derrota em Indian Wells

Depois de emplacar uma grande vitória sobre o russo...

Após redução de pena, Simona Halep já tem data para retornar ao circuito

Miami (EUA) – Depois de ter sucesso no recurso...