O suíço Stan Wawrinka, número 40 da ATP atualmente, usou o Twitter para manifestar sua insatisfação com o formato da Copa Davis. Atualmente, os jogos são disputados em uma fase de grupos, em quatro cidades diferentes, para depois ocorrer um ‘mata-mata’ entre os oito melhores – dois de cada grupo.
No tweet, publicado na manhã desta terça-feira (12), o ex-campeão de Roland Garros alfinetou o espanhol Gerard Piqué, que coordenou a mudança há alguns anos: “Obrigado Gerard Piqué e ITF pela Copa Davis. França contra Suíça em Manchester”, escreveu o suíço no Twitter, com um vídeo das arquibancadas vazias.
Piqué, então, respondeu o suíço com uma imagem que ilustrava o número de espectadores da fase de grupos de 2022. “Esse foi o público na fase de grupos ano passado. Você pode compará-lo por si mesmo. Não organizamos mais isso. Pergunte à ITF”, disparou Piqué.
Last year attendance in the group stage. You can compare it for yourself @stanwawrinka. We don’t organize it anymore. Ask the @ITFTennis… pic.twitter.com/RpWCTTGTij
— Gerard Piqué (@3gerardpique) September 12, 2023
Wawrinka não ficou calado e tornou a alfinetar o ex-jogador. “Depois de um dia ruim na quadra, isso pelo menos me fez rir! Seria ótimo entender mais: se foi um sucesso tão grande no ano passado, por que o acordo de 25 anos parou depois de 5 anos?”.
A Copa Davis foi alterada em 2019, após uma inédita parceria entre a Federação Internacional de Tênis (ITF) e o Grupo Kosmos, que pertence ao espanhol. Porém, o contrato assinado em 2019 foi rompido unilateralmente pela empresa, que está sendo processada pela ITF.