O oitavo encontro entre Novak Djokovic e Denis Shapovalov no circuito terminou com mais uma vitória do sérvio, que segue sem perder para o rival canadense. Djokovic garantiu vaga na semifinal do ATP 250 de Adelaide 1 depois de vencer por 6/3 e 6/4 em 1h55 de partida.
Em toda a história do confronto, Djokovic perdeu apenas dois sets para Shapovalov, o primeiro no Australian Open de 2019 e o outro na ATP Cup de 2020. Vencedor de 91 títulos no circuito da ATP, o veterano de 35 anos tenta alcançar a final de número 131 de sua vitoriosa carreira profissional.
Atual número 5 do mundo, Djokovic terá na semifinal um duelo de ex-líderes do ranking contra o russo Daniil Medvedev, sétimo colocado. O sérvio lidera o retrospecto entre eles por 8 a 4, além de ter vencido os últimos três encontros. A vitória mais recente de Medvedev foi na final do US Open de 2021.
A semifinal entre Djokovic e Medvedev acontece às 7h (de Brasília) deste sábado. Mais cedo, às 2h30, o norte-americano Sebastian Korda encara o japonês Yoshihito Nishioka. Korda levou a melhor nos dois duelos anteriores entre eles.
Logo no início da partida, Djokovic teve que reverter um 15-40 em seu saque. O primeiro ser teve games longos, tanto que a partida chegou a 45 minutos com apenas cinco games concluídos. A parcial teve apenas uma qubera de saque, conquistada pelo sérvio já na reta final do set.
Djokovic assumiu o controle da partida no segundo set e quebrou logo cedo para abrir 3/1. Embora tenha permitido o empate por 3/3, o sérvio continuava colocando colocando pressão constante sobre os games de saque de Shapovalov, que enfrentaria mais seis break-points até errar um voleio e cometer uma dupla falta que custaram-lhe mais uma quebra. Sacando para o jogo, Djokovic saiu de 0-30 e chegou à vitória