Elina Svitolina elimina Simona Halep e faz quartas em Nova Iorque

Svitolina alcança as quartas em Flushing Meadows apenas pela segunda vez na carreira, algo que fizera apenas em 2019, quando foi até as semifinais

Nova Iorque, EUA – A primeira quadrifinalista da chave feminina do US Open é a ucraniana Elina Svitolina, que abriu a rodada deste domingo vencendo um grande jogo contra a romena Simona Halep, superando a ex-número 1 do mundo em sets diretos, com placar final de duplo 6/3 anotado em 1h17 de confronto.

Svitolina alcança as quartas em Flushing Meadows apenas pela segunda vez na carreira, algo que fizera apenas em 2019, quando foi até as semifinais. Para igualar tal campanha, ela terá que superar na próxima partida a vencedora do confronto entre a alemã Angelique Kerber e a sensação canadense Leylah Fernandez, algoz da japonesa Naomi Osaka.

Disputado com o teto fechado do estádio Arthur Ashe, por causa da chuva que caia em Nova York, a ucraniana fez valer o melhor momento no circuito e apostou na consistência para derrubar Halep. Ela fechou a partida com menos bolas vencedoras (16 a 24), mas compensou ao cometer menos erros não forçados que a romena (14 a 22).

Outra estatística importante e favorável a Svitolina foi o aproveitamento com o saque, vencendo 64% dos pontos disputados contra apenas 50% da adversária, que encarou 11 break-points contra e perdeu o serviço cinco vezes. Do outro lado, a ucraniana foi ameaçada em quatro oportunidades e amargou duas quebras contra.

Halep até largou na frente no primeiro set e chegou a sacar para fazer 3/1, mas teve a quebra devolvida prontamente. Ela teve mais dois break-points no sétimo game com Svitolina sacando em 15-40, mas a ucraniana não apenas salvou ambos, como logo em seguida anotou o break que definiu o resultado da parcial.

O começo do segundo set foi parecido com o anterior, só que com papéis invertidos. A ucraniana quebrou e sacou para 3/1, mas perdeu a vantagem. Contudo, depois do 3/3 só deu Svitolina, que venceu dois games seguidos de serviço da romena e assim marcou 6/3 para sacramentar sua sexta vitória em 10 duelos com a rival.

Recentes