Nova Iorque, EUA – Em jogo entre dois ex-integrantes do top 10, Diego Schwartzman levou a melhor sobre Kevin Anderson e garantiu vaga na terceira rodada do US Open. Ele venceu por 7/6 (7-4), 6/3 e 6/4. Apesar de ter sido definida em sets diretos, a partida teve 3h12 de duração, além de uma longa paralisação para troca de quadra, por conta da chuva.
O argentino de 29 anos e número 14 do mundo tem agora uma ótima chave pela frente e entra como amplo favorito para a sequência da competição. Schwartzman enfrenta na próxima fase o eslovaco vindo do quali Alex Molcan, canhoto de 23 anos e apenas 138º do ranking. Em caso de vitória, os possíveis adversários nas oitavas seriam o também argentino Facundo Bagnis, 80º do mundo, ou o holandês vindo do qualificatório Botic Van de Zandschulp, 117º colocado e algoz do cabeça 8 Casper Ruud.
As melhores campanhas de Schwartzman no US Open foram as quartas de final, alcançadas em 2017 e 2019. Apesar de ter caído ainda na rodada de estreia na edição passada do torneio, os 360 pontos conquistados há dois anos permanecem em seu ranking e ele precisa tentar defender esse resultado.
Mudança de quadra por conta da chuva
A partida entre Schwartzman e Anderson precisou mudar de quadra no início do segundo set. Com a forte chuva e os ventos nesta quarta-feira em Nova York, nem mesmo o teto retrátil do Louis Armstrong Stadium impediu que a quadra ficasse impraticável, já que a arquitetura do estádio tem uma parte vazada. A solução foi transferir a partida para o Arthur Ashe Stadium no fim da rodada da quadra principal do complexo.
Durante o primeiro set, Schwartzman só precisou fazer 4 winners contra 20 de Anderson, mas cometeu apenas 10 erros e contou com os 28 erros não-forçados do adversário. Quando a partida foi interrompida, o argentino já havia vencido o set inicial e liderava a parcial seguinte por 2/1.
Na volta, Schwartzman fez um set impecável ao ceder apenas cinco pontos nos games de saque, sendo somente um quando colocou o primeiro serviço em quadra. Além disso, pressionou constantemente o saque de Anderson e mostrou golpes excelentes. Deu um lob no grandalhão de 2,03m, explorou outra subida do rival para aplicar uma passada e conseguiu a quebra de serviço.
No início do terceiro set, o argentino sofreu um pouco com os erros e duplas faltas, mas escapou de dois break-points e conseguiu a quebra pouco depois. Com jogo muito firme do fundo de quadra, Schwartzman sustentou bem alguns ralis longos na reta final da partida para confirmar sua vitória em três sets.