Miami, EUA – A semana não começou boa para o mineiro João Menezes, que nesta segunda-feira voltou a deixar o top 200. O tenista de 24 anos amargou uma dura queda de 14 colocações e caiu para o 210º lugar na ATP. Ele tentará se recuperar posições no challenger de Biella, onde estreará diante do argentino Facundo Mena.
Se Menezes sofreu queda no ranking, Thiago Monteiro e Thiago Wild se deram bem nesta segunda, ambos ganhando terreno. Atual número 1 do Brasil, o cearense subiu uma posição e agora é o 78º do mundo. Segundo melhor do país, o jovem paranaense melhorou quatro lugares na ATP e aparece no 122º posto
O paulista Felipe Meligeni foi outro que caiu, perdeu dois lugares desceu para o 235º posto. Os quatro brasileiros seguintes no ranking tiveram leves subidas, o gaúcho Guilherme Clezar ganhou três lugares e agora é o 281º, os paulistas Pedro Sakamoto (315º) e Thomas Bellucci (324º) subiram uma colocação, assim como o gaúcho Orlando Luz (332º).
Um pouco mais embaixo, destaque para o jovem paulista Matheus Pucinelli, que disparou 47 colocações e alcançou o 521º lugar, o melhor da carreira. Também ganhou muitas colocações o pernambucano José Pereira, que subiu 55 posições e agora é o 1.155º do mundo, ainda muito distante de seu melhor ranking, o 232º posto alcançado em 2015.