Salinas, Equador – A terça-feira não foi boa para os tenistas brasileiros. Depois da derrota de Thiago Wild e Thiago Monteiro, o mineiro João Menezes também perdeu seu jogo de estreia. Em jogo válido pela fase de 32 do challenger de Salinas, ele perdeu para o tunisiano Skander Mansouri, por 6/7 (7-9), 6/4 e 7/6 (7-4).
Menezes vinha do challenger norte-americano de Tallahassee, em quadras de har-tru (saibro verde), onde caiu nas oitavas de final. Ele tem na temporada duas vitórias e oito derrotas em chaves principais de challenger. O mineiro também conseguiu vencer outros sete jogos na temporada, válidos por qualificatórios de challenger ou ATP.
Com a eliminação de Menezes, o tênis brasileiro fica com dois representantes na chave de simples em Salinas. O paulista Pedro Sakamoto já está nas oitavas após vencer a estreia no início da rodada desta terça-feira. Já o gaúcho Orlando Luz estreia na quarta contra o chileno Nicolas Jarry.
O challenger Salinas é uma competição de de nível ATP Challenger Tour, realizado em piso duro, desde 1996. O único brasileiro campeão de simples foi André Sé, em 1998. que derrotou o argentino Guillermo Cañas na final, por 2 a 1.