Após começo apático, Nadal reage para vitória em estreia no ATP de Barcelona

Barcelona, Espanha – Surpresa na estreia do espanhol Rafael Nadal no ATP 500 de Barcelona, não pelo resultado final, mais uma vitória do 11 vezes campeão do torneio, mas pela forma como ela aconteceu. O canhoto de Mallorca levou um susto do bielorrusso Ilya Ivashka, perdeu o primeiro set e mesmo sem jogar muito bem conseguiu a virada, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/4.

Nas oitavas de final, o cabeça de chave número 1 do torneio terá pela frente o vencedor da partida entre o japonês Kei Nishikori e o chileno Cristian Garin. O espanhol tem 11 vitórias em 13 duelos com o nipônico, levando a melhor nas seis vezes que se cruzaram no saibro. Já contra o sul-americano o duelo será inédito.

Irreconhecível no primeiro set, Nadal não conseguiu agredir o rival bielorrusso, tanto que terminou a parcial com apenas duas bolas vencedoras. O espanhol foi quebrado logo no primeiro game do jogo e teve uma chance de devolver o break em seguida, mas não aproveitou. Ivashka administrou a vantagem até o fim e ainda bateu o saque do espanhol uma vez mais no último game.

A resposta veio logo na largada da segunda parcial, com o tenista da casa abrindo 2/0. Mais consistente, porém ainda longe de mostrar seu melhor, Nadal tratou de ampliar a frente no placar com uma nova quebra no quinto game para fazer 4/1. Ele então confirmou os dois games de serviço que teve pela frente para empatar o jogo e forçar o terceiro set.

Colocando cada vez mais o primeiro serviço em quadra, subindo o aproveitamento de 49% no primeiro set para 68% no segundo e depois para 75% no terceiro, Nadal sofreu bom pouco com o serviço na reta final. Uma quebra obtida no sétimo game deixou o espanhol em confortável situação e então lhe bastou administrar a vantagem até o fim para ficar com a vitória.

Recentes