Eliminação de Rafael Nadal garante recorde à Novak Djokovic
- O sérvio irá atingir a marca de 311 semanas como número 1, superando o recorde de 310 que pertence a Roger Federer

Melbourne, Austrália – Após a eliminação de Rafael Nadal nas quartas de final do Australian Open, a ATP confirmou pelo Twitter que Novak Djokovic irá manter a liderança do ranking além do dia 8 de março. Com isso, o sérvio irá atingir a marca de 311 semanas como número 1, superando o recorde de 310 que pertence a Roger Federer.
Antes mesmo do Australian Open já era sabido que Djokovic manteria a liderança até o fim do torneio e chegaria à 310 semanas no topo. No entanto, havia a possibilidade de Nadal, vice-líder do ranking, reduzir a diferença e tentar tomar a posição do sérvio nas três semanas subsequentes, chance que já não existe mais a partir de agora.
O próximo torneio do espanhol será o ATP 500 de Roterdã, a partir de 1º de março.
World No. 6 @StefTsitsipas rallies from 2 sets down to defeat No. 2 Rafael Nadal and set #AusOpen SF vs. @DaniilMedwed on Friday.
With Nadal's loss, @DjokerNole will celebrate his 311th week as World No. 1 on 8 March, passing Roger Federer for the all-time record.
— ATP Media Info (@ATPMediaInfo) February 17, 2021
Há ainda a projeção não oficializada pela ATP de que Djokovic não terá sua liderança ameaçada até o dia 4 de abril, após a disputa do Masters 1000 de Miami. Isso garantiria ao atual número 1 do mundo a marca de pelo menos 314 semanas no topo do ranking mundial.
Gabriel Lima é estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Pará e escreve sobre esportes desde 2008. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e as atualizações da ginástica artística.