Dominic Thiem joga muito, elimina Rafael Nadal e garante vaga na semi do Australian Open

Melbourne, Austrália – Em jogo marcado pelo equilíbrio e com três tiebreaks disputados, Dominic Thiem prevaleceu contra Rafael Nadal e garantiu seu lugar na semifinal do Australian Open. O número 5 do mundo superou o líder do ranking com parciais de 7/6 (7-3), 7/6 (7-4), 4/6 e 7/6 (8-6) em 4h10 de partida.

Muito agressivo desde o início, Thiem disparou 65 winners contra 49, e terminou o jogo com 49 erros diante de 33 do espanhol. O austríaco também liderou a estatística de aces, por 14 a 11. Por sua vez, Nadal foi quem conseguiu mais quebras de serviço, quatro contra três do rival.

A vitória desta quarta-feira foi a quinta para Thiem em 14 jogos contra Nadal. Esta foi apenas a segunda vez que eles se enfrentaram no piso duro, sendo que o espanhol havia levado a melhor no US Open de 2018. É também a primeira vez que o austríaco supera o rival em um Grand Slam.

Thiem é apenas o segundo tenista austríaco a disputar uma semifinal de Australian Open, repetindo o feito de Thomas Muster em 1989 e 1997. Ele, aliás, chegou a treinar com Muster no início da temporada. O jogador de 26 anos alcança sua quinta semi de Grand Slam, sendo a primeira fora de Roland Garros.

O adversário de Thiem na semifinal marcada para a próxima sexta-feira será o alemão Alexander Zverev, número 7 do mundo. O austríaco tem ampla vantagem no histórico de confrontos, com seis vitórias e apenas duas derrotas diante do rival. Enquanto Thiem já esteve em duas finais de Slam em Paris, Zverev nunca atingiu uma decisão em torneios deste porte.

Recentes