Ultimate magazine theme for WordPress.

Kyrgios vence longa batalha contra Khachanov e desafia Nadal no Australian Open

Nadal e Kyrgios já se enfrentaram sete vezes no circuito e o espanhol tem ligeira vantagem no retrospecto, com quatro vitórias e três derrotas diante do australiano

Melbourne, Austrália – O tão aguardado duelo entre Rafael Nadal e Nick Kyrgios irá mesmo acontecer na próxima segunda-feira pelas oitavas de final do Australian Open. Horas depois de o espanhol marcar uma tranquila vitória sobre o compatriota Pablo Carreño Busta, o australiano venceu uma batalha de cinco sets e 4h26 contra o russo Karen Khachanov por 6/2, 7/6 (7-5), 6/7 (6-8), 6/7 (7-9) e 7/6 (10-8).

Nadal e Kyrgios já se enfrentaram sete vezes no circuito e o espanhol tem ligeira vantagem no retrospecto, com quatro vitórias e três derrotas diante do australiano. A rivalidade entre eles se acirrou desde o ano passado, quando eles se enfrentaram em Acapulco. Na ocasião, o espanhol reprovou o comportamento e as atitudes do adversário em quadra. Por sua vez, Kyrgios frequentemente passou a dar declarações públicas contrárias ao atual número 1 do mundo (e também contra Novak Djokovic), argumentando que eles também não teriam comportamento exemplar.

A vitória deste sábado também serve de revanche para Kyrgios, que havia perdido para Khachanov em uma partida marcada por polêmicas no Masters 1000 de Cincinnati do ano passado. O australiano de 24 anos e 26º do ranking agora tenta se recuperar a tempo para seu próximo compromisso em Melbourne. Durante o jogo da terceira rodada, Kyrgios precisou de dois atendimentos médicos, um no glúteo e outro na parte posterior da coxa esquerda.

Partida deste sábado teve quatro tiebreaks

Kyrgios dominou as ações durante o primeiro set. O australiano disparou cinco aces, conseguiu duas quebras e não teve seu serviço ameaçado em nenhum momento. Khachanov começou a colocar mais primeiros saques em quadra na parcial seguinte, aumentando o aproveitamento de 52% para 63%, e o jogo ficou mais equilibrado. O segundo set seguiu inteiramente sem quebras e Kyrgios ampliou sua vantagem ao fazer um tiebreak praticamente impecável no saque.

Logo no início do terceiro set, Kyrgios conseguiu mais uma quebra de serviço e chegou a liderar por 4/2, ficando a dois games de uma tranquila vitória em sets diretos. Só então, Khachanov conseguiu sua única quebra de serviço na partida para forçar o empate. O russo escapou ileso de alguns games de saque bastante longos e levou a partida para o tiebreak. Durante o game-desempate, o australiano teve seu primeiro match point, mas o russo se salvou no saque e conseguiu vencer a parcial pouco depois.

Também nesta parcial, o atleta da casa teve uma breve discussão com o árbitro depois de ser advertido por estourar o tempo para sacar. Kyrgios justificou a demora porque estava estacando um sangramento na mão após uma queda em quadra. Ele chegou a exibir a toalha suja de sangue para o árbitro como justificativa.

Khachanov sacou muito bem no quarto set. Mesmo com apenas dois aces, o russo colocou 76% de primeiros serviços em quadra e só perdeu oito pontos em seus games de saque. Por sua vez, Kyrgios precisou escapar de duas oportunidades de quebra. Novamente, o australiano chegou a ter um match point no tiebreak, mas não aproveitou, o que possibilitou a Khachanov forçar o quinto set.

Ainda que o russo tenha precisado de atendimento para o ombro, seus ótimos números no saque continuaram durante o quinto set. Ele confirmou seus seis games de serviço da parcial com apenas três pontos perdidos. Kyrgios, mesmo encarando alguns games mais longos, também não precisou encarar break points.

Ainda assim, o australiano começou o tiebreak em vantagem, vencendo um raro ponto no saque de Khachanov para abrir 3-0. A reação do russo foi imediata, ao vencer quatro pontos seguidos. Kyrgios até chegou a igualar novamente a disputa, mas cometeria um erro de forehand quando o placar estava empatado por 7-7. Quando Khachanov estava muito perto da vitória, acabou cometando dois erros, possibilitando ao atleta da casa definir a partida no saque e fazer a alegria da torcida.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar usando este site, você concorda com a utilização de cookies. AceitarLeia mais