João Menezes e Thiago Wild garantem vaga no quali do Australian Open

Melbourne, Austrália – Se o cearense Thiago Monteiro será o único representante nacional garantido na chave principal do Australian Open, ele poderá ter a companhia de mais dois compatriotas na disputa. Isso porque o mineiro João Menezes e o paranaense Thiago Wild conseguiram um lugar no qualificatório para o primeiro Grand Slam da temporada.

Atual número 2 do país, Menezes fará sua segunda aparição em um quali de Slam e tentará passar por ele pela primeira vez. Sua única empreitada até então foi no último US Open, quando superou as duas primeiras fases de virada, contra os eslovacos Filip Horansky e Norbert Gombos, mas levou a virada do indiano Sumit Nagal na derradeira rodada.

Com apenas 19 anos de idade, Wild terá sua primeira oportunidade em um evento deste porte. Na temporada que passou, o jovem paranaense conquistou sua primeira vitória em ATP, mas ainda tem poucos jogos neste nível de disputa (fez apenas cinco partidas).

O corte para o classificatório do Australian Open fechou na 232ª colocação, sendo que o último a entrar direto foi o francês Mathias Bourgue. O alemão Maximilian Marterer, o esloveno Blaz Kavcic e norte-americano Jared Donaldson entraram com o ranking protegido e completam a lista daqueles que tentarão um lugar na chave principal de Melbourne.

A organização do torneio ainda tem mais nove convites para jovens atletas da casa. O alemão Julian Lenz é o primeiro da lista de espera, seguido pelo francês Alexandre Muller e pelo taiwanês Tung-Lin Wu. O paulista Rogério Silva poderia ser o quarto, mas não se inscreveu no evento.

Recentes