ATP: Djokovic é o melhor da década

Data:

Miami, Estados Unidos – Se a disputa para ver quem será o maior vencedor de Grand Slam entre os homens continua acirrada entre Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, a briga pelo título de tenista da década já tem um vencedor. A ATP (Associação de Tenistas Profissionais) escolheu o sérvio como o melhor jogador dos últimos 10 anos e justificou a opção em um artigo em seu site.

“Se os anos 2000 foram a década em que Federer e Nadal emergiram e mostraram seu potencial para figurar entre os maiores de todos os tempos, os anos de 2010 serão lembrados como o período em que Djokovic enrijeceu os músculos e abriu espaço para ele no lugar mais alto deste esporte”, disse a matéria.

- Advertisement -

Os números mostram que Djokovic realmente foi superior aos rivais nos últimos dez anos, conquistou neste período mais títulos (61), mais Grand Slam (15), mais Masters 1000 (29) e venceu o ATP Finals quatro vezes, além de terminar cinco temporadas na liderança do ranking.

Foi em 2007 que o sérvio começou a despontar como ícone no circuito, vencendo seus dois primeiros Masters 1000 e o primeiro Slam (Australian Open). Nas duas temporadas seguintes ele se firmou como número 3, mas ainda não conseguia desafiar Federer e Nadal na disputa pela liderança do ranking, situação que mudou com a nova década.

Até 2010, ele possuía um recorde negativo contra seus dois principais rivais, tinha 5 a 9 contra Federer e 7 a 14 contra Nadal, invertendo os placares nos anos seguintes. Djokovic leva agora a melhor contra ambos, tem 26 a 23 contra o suíço e 28 a 26 frente ao espanhol.

Duas temporadas ganharam destaque nessa última década de Djokovic, a primeira delas em 2011, em que venceu os 41 primeiros jogos que disputou, levando os títulos do Australian Open, de Indian Wells, Miami, Madri e Roma. Sua primeira derrota veio apenas em junho contra Federer nas semifinais de Roland Garros.

Outro ano de grande brilho foi em 2015, em que venceu seis Masters 1000 e três Grand Slam, se tornando o terceiro homem a disputar as quatro principais finais de uma única temporada desde a Era Aberta (Rod Laver em 1969 e Federer em 2006, 2007 e 2009). Djokovic conquistou 11 títulos e venceu 82 partidas e fechou a temporada se tornando o primeiro jogador a vencer quatro títulos consecutivos do Finals.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tudo sobre a chave masculina de simples do Aberto de Miami de 2024

Desde o dia 17 de março, Miami, nos Estados...

Indian Wells 2024: onde assistir ao jogo de Novak Djokovic nesta segunda (11)

Após uma vitória em três sets sobre o australiano...

Thiago Wild amarga dura derrota em Indian Wells

Depois de emplacar uma grande vitória sobre o russo...

Após redução de pena, Simona Halep já tem data para retornar ao circuito

Miami (EUA) – Depois de ter sucesso no recurso...