Tsitsipas derrota Federer e está na final do ATP Finals

Tsitsipas derrota Federer e está na final do ATP Finals

Londres, Inglaterra – O grego Stefanos Tsitsipas não deu chance ao suíço Roger Federer na semifinal do ATP Finals deste sábado (16). Ele eliminou o seis vezes campeão do torneio por dois a zero, parciais de 6/3 e 6/4, em 1h36 de partida, e garantiu vaga na grande decisão de amanhã (17).

Este foi o quarto encontro entre os dois tenistas, que agora estão empatados, com duas vitórias cada. No duelo que vale o título, Tsitsipas enfrentará o vencedor do duelo entre o austríaco Dominic Thiem e o alemão Alexander Zverev.

No duelo de maior diferença de idade na história do Finals (17 anos), Tsitsipas não se deixou levar pela experiência e pelo extenso currículo do adversário. O grego de 21 anos fez valer o controle emocional nas situações delicadas do primeiro set. Salvou logo de cara um break-point e aproveitou, em seguida, falhas incríveis de Federer para ir a 2/0, quando o suíço errou dois smashes e dois forehands.

Com um ótimo primeiro saque e um excelente forehand de ataque, Tsitsipas foi se mantendo. A grande chance de reação do suíço veio no sétimo game. O grego errou muito da base, permitiu 0-40, mas voltou a sacar bem. No terceiro break-point, o suíço respondeu  o serviço para fora e outra vez Tsitsipas reagiu.

O game final do set foi especial, com 14 minutos de duração e nível técnico muito alto. Federer enfim calibrou a devolução e fez grandes trocas da bola, mas Tsitsipas evitou dois break-points com grandes saques e não se apavorou ao perder seis set-points.

Depois de batalha de 2h56 contra Nadal nesta sexta (15), o grego não deu sinais de esgotamento.  Ele novamente aproveitou os erros do rival, e fez 2/1. Federer ainda reagiu, num game corajoso, mas voltou a perder o saque no quinto game com méritos à devolução forçada de Tsitsipas. No game final, deu outra mostra de tranquilidade, salvando dois fundamentais break-points com consistência superior ao do adversário, finalizando com ace.

Comentários (0)

Leave a Reply

© 2018-2020 Agência Olímpica.

Rolar para cima