Tsitsipas vira, bate Djokovic e se garante no Finals

Data:

A sexta-feira não poderia ser melhor para o grego Stefanos Tsitsipas, que em uma só tacada conseguiu dois feitos. O primeiro deles foi a virada para cima do número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai com o placar final de 3/6, 7/5 e 6/3, em batalha de 2h03. Com isso ele garantiu também a classificação pela primeira vez ao ATP Finals.

Tsitsipas alcançou a marca de 3.550 pontos na temporada com a semi desta semana e se tornou o sexto já garantido em Londres, deixando agora somente duas vagas em aberto. Ele se junta a um elenco que além do próprio Djokovic, tem também o espanhol Rafael Nadal, o suíço Roger Federer, o austríaco Dominic Thiem e o russo Daniil Medvedev, que será seu próximo adversário na competição.

- Advertisement -

Vivendo grande momento, Medvedev buscará contra o grego sua sexta final seguida, conquistando até então dois títulos e três vices nessa sequência de decisões. O russo entrará em quadra com o retrospecto todo a seu favor, uma vez que levou a melhor sobre Tsitsipas nos quatro embates anteriores, três deles no piso duro e um no saibro.

O duelo com Djokovic não poderia começar pior para o jovem grego, que perdeu os três primeiros games com direito a apenas dois pontos somados. Ele chegou a ter ima chance de devolver a quebra no sétimo game, no único outro break-point que foi disputado na parcial, mas o líder do ranking conseguiu se salvar e confirmou o serviço. Se novas oportunidades, Tsitsipas acabou mesmo saindo atrás no marcador.

Após vencer suas sete últimas partidas, conquistando o título em Tóquio, o sérvio ficou a um set de chegar à oitava, mas encarou um Tsitsipas muito firme no saque. Sem dar brechas ao rival, o grego não enfrentou um break-point sequer contra e teve três a seu favor. Os dois primeiros, no sexto game, foram salvos por ‘Nole’, mas o último deles, no 12º e derradeiro game, definiu o empate na partida.

Continuou praticamente impecável o serviço de Tsitsipas no terceiro set, novamente sem chances de quebra para Djokovic, que precisou de apenas um game de saque mal jogado para se complicar. Ele encarou um 0-40 no quarto game, salvou os dois primeiros breaks, mas não resistiu ao terceiro. Bastou então ao grego administrar a vantagem até o final para o número 1 do mundo pela segunda vez em três encontros.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Jannik Sinner desiste dos Jogos Olímpicos por problemas de saúde

Atual número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner...

Bia Haddad Maia relata perda de mala e desabafa: “Preciso dela para as Jogos”

A tenista brasileira Bia Haddad Maia usou as redes...

Final entre Djokovic e Alcaraz em Wimbledon terá o ingresso mais caro da história; veja valor

Assim como ano passado, Novak Djokovic e Carlos Alcaraz...

Onde assistir ao vivo Novak Djokovic e Lorenzo Musetti na semifinal de Wimbledon

O sérvio Novak Djokovic reencontra o italiano Lorenzo Musetti,...