Federer bate Goffin e iguala recorde de Nadal em Xangai

O suíço Roger Federer eliminou o belga David Goffin nesta quinta-feira (10), por 2 a 0, pelas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai. Com o triunfo, o atual número 3 do mundo chega a 381 vitórias em torneios desta categoria, empatado com espanhol Rafael Nadal.

Classificado para as quartas de final, o tenista da Basileia duelará contra o alemão Alexander Zverev, que parou o russo Andrey Rublev mais cedo. O retrospecto entre os dois tenistas está empatado, com três vitórias para cada lado.

O jogo foi de muitos erros: 40 de Federer (sendo 25 de backhand) e 30 de Goffin. Nas bolas vencedoras o suíço fez 30 a 19, com destaque para o sucesso na rede, onde ganhou 20 das 29 tentativas.

Apesar da derrota em sets diretos, Goffin teve boas oportunidades na partida. No primeiro set, perdeu a oportunidade de quebra logo no terceiro game e, em seguida, desperdiçou cinco set-points.

Depois disso vieram as diversas oportunidades para o belga: a primeira delas sacando em 6/5 logo após bater o saque de Federer, mas uma dupla-falta iniciou a sequência de chances desperdiçadas. Foram mais duas antes que o suíço devolvesse o break e levasse a definição para o tiebreak.

Goffin não se abateu com o ocorrido na parcial anterior e se manteve firme no começo da segunda, chegando a ameaçar o serviço do suíço no segundo game. Ele não obteve a quebra, mas também escapou de breaks no terceiro e quinto games. no sétimo veio a quebra que acabou definindo a partida em favor de Federer.

Recentes