O tenista João Menezes está a uma vitória da chave principal do US Open. Nesta sexta-feira (22), ele virou para cima eslovaco Norbert Gombos, 116º colocado e 13º favorito, por 1/6 6/2 7/6(7/1), e garantiu vaga na final do qualificatório para o último Grand Slam do ano.
Menezes foi varrido no primeiro set, mas não se abalou, começou com quebra no segundo, teve quebra no terceiro em 3/1, sofreu o empate, perdeu break-point no 5/5 e foi preciso e agressivo para vencer o tiebreak vencendo o match-point com dupla-falta do adversário.
Atual número 210 do mundo, e terceiro do Brasil, Menezes duelará com o indiano Sumit Nagal, 190º, que passou em dois sets pelo algoz de Rogério Dutra Silva, o canadense Peter Polansky. O duelo será nesta sexta-feira (23). Este é o primeiro quali de Slam do tenista.
No retrospecto entre os dois, João Menezes leva a melhor. Nos dois encontros anteriores, ambos no saimbro, vitórias do brasileiro. O primeiro em um future na Espanha em 2018 e outro este ano no torneio de Samarkand, no Uzbequistão, onde foi o campeão. Além desta conquista, Menezes soma final em Binghamton, nos EUA, e semi em Gatineau, no Canadá.
Vencedor da chave de simples nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, Menezes garantiu vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2020, mas precisará se manter entre os 300 melhores do mundo para ratificar a vaga.