Calderano conquista vitória tranquila na estreia do Aberto da Austrália

Data:

Brasileiro não dá chances a sul-coreano na primeira partida e mostra que está bem vivo no torneio em Geelong

Uma vitória bem convincente. Assim podemos definir a estreia do brasileiro Hugo Calderano no Aberto da Austrália, etapa platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Na madrugada desta quinta-feira (11), em Geelong, ele derrotou o sul-coreano Cho Seungmin, 83° do ranking mundial, por 4 a 1 (11/5, 11/8, 11/2, 6/11 e 11/8), pela fase de 32 do torneio.

O próximo adversário de Calderano, nas oitavas de final, será o experiente português Marcos Freitas, de 31 anos e número 30 do mundo. Apesar de ser bem tradicional no Circuito, ele não atravessa o caminho do brasileiro há quatro anos. A única vez em que se encontraram foi no Aberto do Kuwait, em 2015, com vitória de Freitas. A partida acontece na manhã de sexta-feira (o horário e a mesa ainda serão definidos pela organização do torneio), com transmissão ao vivo da ITTF TV.

- Advertisement -

Caso o brasileiro passe pelo confronto das oitavas, poderá ter um duríssimo adversário no sábado, na luta por medalhas na Austrália: na outra chave está o chinês Xu Xin, atual número 1 do mundo.

No jogo de estreia, Calderano mostrou-se bem à vontade na mesa. Se a falta de ritmo poderia ser uma preocupação, afinal vinha de um período de descanso após o Aberto do Japão, há um mês, ela parece não ter afetado muito no jogo do brasileiro.

Com muita eficiência na partida, Calderano obteve uma vitória relativamente tranquila no primeiro set, por 11 a 5. Seungmin chegou a reagir no segundo e esteve vencendo por 8 a 7, mas o brasileiro virou para 11 a 8. E continuou arrasador no terceiro, batendo o sul-coreano por incríveis 11 a 2.

No quarto set, o único momento ruim do brasileiro na partida, com Seungmin vencendo por 11 a 6. A quinta parcial chegou a ser equilibrada no início, até a igualdade em quatro pontos, quando começou a prevalecer o melhor jogo de Calderano. Seungmin pediu tempo no momento em que o placar apontava 6 a 4 contra, mas não conseguiu reagir.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americano de 2023; veja programação completa

Os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023 começam na próxima...

Hugo Calderano vence etapa de Muscat e conquista terceiro título mundial em 2023

Brasileiro precisou de virada para derrotar inglês

Brasileiro Hugo Calderano vence sul-coreano e conquista WTT de Doha, no Catar

O brasileiro Hugo Calderano conquistou o título do WTT (World Table Tennis) de Doha, no Catar. Neste sábado (21), o atleta venceu o sul-corenao Jang Woojin por 4 sets a 1. Com isso, o mesa-tenista está invicto no ano. São 10 jogos, dez vitórias e dois troféus. Hugo venceu o sul-coreano com parciais de 12/10, 11/13, 14/12 e 11/3 e 11/7. Com o título em Doha, Calderano deve voltar ao top 5 do ranking mundial. Na última semana, o brasileiro também ganhou a etapa de Durban, na África do Sul. Com a vitória, o mesa-tenista tornou- se o maior vencedor de WTT. Ao todo, o brasileiro tem quatro troféus, superando os chineses Wang Chuquin e Liang Jingkun, que têm três títulos cada. No ano passado, Hugo conquistou o WTT Star Contender Doha e em Tunes, na Tunísia. Em 2023 e 2017, o mesa-tenista garantiu outros dois títulos mundiais. Além disso, Calderano é bicampeão pan-americano.

Hugo Calderano puxa lista de convocados do tênis de mesa para Olimpíada

Seis brasileiros representarão o Brasil na competição. São eles: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Jessica Yamada, Vitor Ishiy e Caroline Kumahara