Tsuboi e Monteiro podem fazer a diferença no Mundial de Budapeste

Data:

Últimos resultados de Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro deixam torcedores esperançosos por grandes atuações a partir de domingo

O Brasil levará oito atletas ao Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, que começa neste domingo (21), em Budapeste, na Hungria. Dois deles têm características bem parecidas: larga experiência no esporte, vários títulos e, ao contrário do que poderia ser comum por causa da idade, ótimos resultados recentes em competições internacionais.

Thiago Monteiro, 37 anos, e Gustavo Tsuboi, 33 anos, são daqueles atletas semelhantes ao vinho: quanto mais velhos, melhores. Monteiro fez um excelente Aberto do Catar, com grande desempenho contra atletas das primeiras colocações do ranking mundial. Antes, já havia sido um dos principais atletas no Campeonato Pan-Americano, com a seleção brasileira.

- Advertisement -

“Com a idade, você ganha em umas coisas e perde em outras. Mas no final, tem de estar bem preparado e é isso que conta para mim.”, diz Monteiro. “Não acho mais difícil manter-se em alto nível. Em qualquer idade ou fase da carreira você tem que ter comprometimento. E são os resultados que contam. Espero jogar muito tempo ainda”, completa.

Tsuboi não é diferente. Quem apostava que ele teria queda de rendimento, se enganou redondamente. Ele foi peça decisiva na ótima campanha da equipe brasileira na Copa do Mundo e no Mundial de Equipes do ano passado. Vem se mantendo no top 50 do ranking há muitos meses e voltou a atuar na Bundesliga (a Liga Alemã), atuando pelo Werder Bremen.

“Ao longo do tempo, ganhei experiência. Tudo que vivenciei dentro e fora da mesa é benéfico nas horas mais difíceis. Com a idade, tenho dois lados. Não tenho a mesma energia de quando era menino. Mas hoje treino menos tempo e com mais qualidade”, afirma Tsuboi. “Com a experiência, sei mais da minha capacidade, dos meus limites. Acredito que ainda posso crescer e evoluir ainda mais. Um dos meus objetivos é superar a melhor marca da minha carreira”, completa o atual 40° do mundo.

Mas, afinal, o que esperar dos dois neste mundial? Nisso, os dois são bem diferentes.

“Estou só focado em treinar bem no meu dia-a-dia”, desconversa Monteiro. “Tenho tido bons resultados nas competições importantes, um rendimento bom. Podem esperar que vou fazer o meu melhor. A gente nunca acha que está pronto, mas me preparei bem. Espero conseguir jogar bem e conseguir entregar tudo o que eu tenho. O resultado é consequência disso”, avisa Tsuboi.

Não duvidem. Eles já mostraram que são capazes de fazerem coisas incríveis.

As informações são da CBTM.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americano de 2023; veja programação completa

Os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023 começam na próxima...

Hugo Calderano vence etapa de Muscat e conquista terceiro título mundial em 2023

Brasileiro precisou de virada para derrotar inglês

Brasileiro Hugo Calderano vence sul-coreano e conquista WTT de Doha, no Catar

O brasileiro Hugo Calderano conquistou o título do WTT (World Table Tennis) de Doha, no Catar. Neste sábado (21), o atleta venceu o sul-corenao Jang Woojin por 4 sets a 1. Com isso, o mesa-tenista está invicto no ano. São 10 jogos, dez vitórias e dois troféus. Hugo venceu o sul-coreano com parciais de 12/10, 11/13, 14/12 e 11/3 e 11/7. Com o título em Doha, Calderano deve voltar ao top 5 do ranking mundial. Na última semana, o brasileiro também ganhou a etapa de Durban, na África do Sul. Com a vitória, o mesa-tenista tornou- se o maior vencedor de WTT. Ao todo, o brasileiro tem quatro troféus, superando os chineses Wang Chuquin e Liang Jingkun, que têm três títulos cada. No ano passado, Hugo conquistou o WTT Star Contender Doha e em Tunes, na Tunísia. Em 2023 e 2017, o mesa-tenista garantiu outros dois títulos mundiais. Além disso, Calderano é bicampeão pan-americano.

Hugo Calderano puxa lista de convocados do tênis de mesa para Olimpíada

Seis brasileiros representarão o Brasil na competição. São eles: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Jessica Yamada, Vitor Ishiy e Caroline Kumahara