Vice-campeão em 2018, Hugo Calderano estreia no torneio individual do Aberto do Catar

Data:

Brasileiro agora é o sexto do ranking mundial, referência na Europa e tem grande concorrência na briga pelo título do torneio

O brasileiro Hugo Calderano estreia nesta quinta-feira (27), no torneio individual do Aberto do Catar, competição platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Atual vice-campeão do torneio, ele enfrentará um adversário vindo da fase preliminar. O horário ainda não foi definido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Se em 2018 Calderano ainda era uma surpresa para quem não conhece profundamente o esporte, com o brasileiro parando apenas na decisão, quando perdeu para o chinês Fan Zhendong, desta vez o panorama é totalmente diferente. Sexto do ranking mundial há quatro meses, grande nome do tênis de mesa na Alemanha, capaz de enfrentar o número 1 do mundo e vencer com autoridade.

- Advertisement -

“Um bom desempenho e bons resultados sempre aumentam a expectativa dos torcedores e a atenção dos adversários. Mas isso faz parte do esporte”, reconhece o brasileiro, que prefere não focar no resultado no Catar:

“Sei que há uma expectativa por causa do meu resultado em 2018, mas isso não muda a maneira como eu encaro a competição.  Num Aberto Platinum, com os melhores do mundo participando, é preciso foco total desde o início, independentemente de resultados anteriores”.

Para chegar ao título, Calderano tem adversários poderosos pela frente. Dos cinco primeiros do ranking mundial, apenas o número 1, Fan Zhendong, não estará presente em Doha. O brasileiro sabe que o caminho terá obstáculos e acredita que seja um bom termômetro para o Campeonato Mundial, que acontece no final de abril, na Hungria.

“O Aberto do Catar sempre é um dos mais disputados do Circuito e nesse ano não é diferente. De qualquer forma, com a mudança do ranking e, principalmente, por ser o ano pré-Jogos Olímpicos, serão muitas competições difíceis e muito disputadas pois todos os melhores do mundo querem buscar uma boa posição no ranking em Tóquio 2020. ​E é uma boa oportunidade de jogarmos boas partidas na reta final da preparação para o Mundial”, analisa.​

Duplas

Hugo Calderano se despediu do torneio de duplas do Catar logo na estreia. Ele e o brasileiro Gustavo Tsuboi perderam para os belgas Martin Allegro e Florent Lambiet, por 3 a 0 (4/11, 5/11 e 8/11), na manhã desta quarta-feira, pela fase preliminar 1.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americano de 2023; veja programação completa

Os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023 começam na próxima...

Hugo Calderano vence etapa de Muscat e conquista terceiro título mundial em 2023

Brasileiro precisou de virada para derrotar inglês

Brasileiro Hugo Calderano vence sul-coreano e conquista WTT de Doha, no Catar

O brasileiro Hugo Calderano conquistou o título do WTT (World Table Tennis) de Doha, no Catar. Neste sábado (21), o atleta venceu o sul-corenao Jang Woojin por 4 sets a 1. Com isso, o mesa-tenista está invicto no ano. São 10 jogos, dez vitórias e dois troféus. Hugo venceu o sul-coreano com parciais de 12/10, 11/13, 14/12 e 11/3 e 11/7. Com o título em Doha, Calderano deve voltar ao top 5 do ranking mundial. Na última semana, o brasileiro também ganhou a etapa de Durban, na África do Sul. Com a vitória, o mesa-tenista tornou- se o maior vencedor de WTT. Ao todo, o brasileiro tem quatro troféus, superando os chineses Wang Chuquin e Liang Jingkun, que têm três títulos cada. No ano passado, Hugo conquistou o WTT Star Contender Doha e em Tunes, na Tunísia. Em 2023 e 2017, o mesa-tenista garantiu outros dois títulos mundiais. Além disso, Calderano é bicampeão pan-americano.

Hugo Calderano puxa lista de convocados do tênis de mesa para Olimpíada

Seis brasileiros representarão o Brasil na competição. São eles: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Jessica Yamada, Vitor Ishiy e Caroline Kumahara