Tênis de mesa: último Aberto Platinum da temporada é oportunidade para brasileiros na corrida olímpica

Data:

Chegou a hora de encarar o último Aberto platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa 2019. A competição na Áustria começa nesta terça-feira (12), em Linz, e é uma das últimas oportunidades de somar pontos preciosos nesta temporada, lembrando que o posicionamento no ranking mundial tem influência decisiva para a presença na Seleção e para o chaveamento dos atletas nos Jogos Olímpicos.

Cinco brasileiros estão na disputa, todos eles no Top 100 dos rankings feminino e masculino: Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy. Calderano, por exemplo, é o sexto do mundo, cabeça de chave número 4 do torneio individual e busca um bom resultado para manter seu posicionamento ou melhorar no ranking, fator fundamental para fugir dos chineses num prematuro confronto em Tóquio 2020. Ele já estreia na chave principal, na quinta-feira.

- Advertisement -

Os demais estão na briga também por vagas na equipe olímpica. Bruna, 51ª do ranking feminino, é a melhor brasileira da atualidade. Tsuboi (28°), Ishiy (77°) e Monteiro (78°) buscam garantir presença na Seleção masculina.

“É a “temporada olímpica”, então, com certeza, os resultados agora são muito importantes. Me sinto jogando bem ultimamente, mas prefiro não criar expectativas. Mesmo o meu ranking sendo melhor agora, o nível do torneio continua sendo muito alto”, diz Vitor Ishiy, o brasileiro que mais cresceu na lista mundial nos últimos meses.

De fato, ele estreia na fase preliminar 2, contra o taiwanês Feng Yi-Hsin, às 13h (de Brasília), mas se vencer ainda terá de encarar mais duas fases até chegar na chave principal. Thiago Monteiro também começa na mesma fase e horário, contra o vencedor do confronto entre o holandês Eric Glod e o russo Maxim Chaplygin. Tsuboi joga um pouco mais tarde, às 15h30, pela mesma etapa, contra o vitorioso do duelo entre o austríaco Thomas Ziller e o honconguês Ho Kwan Kit. No feminino, Bruna enfrenta a alemã Chantal Mantz, às 9h50, também pela preliminar 2.

Além das disputas individuais, o Brasil terá representantes nos torneios de duplas masculinas e duplas mistas. No primeiro, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy estreiam contra a parceria formada pelo finlandês Benedek Olah e o eslovaco Lubomir Pistej, às 11h10. Nas mistas, Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi encaram os bielorrussos Aliaksandr Khanin e Daria Trigolos, às 12h20.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americano de 2023; veja programação completa

Os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023 começam na próxima...

Hugo Calderano vence etapa de Muscat e conquista terceiro título mundial em 2023

Brasileiro precisou de virada para derrotar inglês

Brasileiro Hugo Calderano vence sul-coreano e conquista WTT de Doha, no Catar

O brasileiro Hugo Calderano conquistou o título do WTT (World Table Tennis) de Doha, no Catar. Neste sábado (21), o atleta venceu o sul-corenao Jang Woojin por 4 sets a 1. Com isso, o mesa-tenista está invicto no ano. São 10 jogos, dez vitórias e dois troféus. Hugo venceu o sul-coreano com parciais de 12/10, 11/13, 14/12 e 11/3 e 11/7. Com o título em Doha, Calderano deve voltar ao top 5 do ranking mundial. Na última semana, o brasileiro também ganhou a etapa de Durban, na África do Sul. Com a vitória, o mesa-tenista tornou- se o maior vencedor de WTT. Ao todo, o brasileiro tem quatro troféus, superando os chineses Wang Chuquin e Liang Jingkun, que têm três títulos cada. No ano passado, Hugo conquistou o WTT Star Contender Doha e em Tunes, na Tunísia. Em 2023 e 2017, o mesa-tenista garantiu outros dois títulos mundiais. Além disso, Calderano é bicampeão pan-americano.

Hugo Calderano puxa lista de convocados do tênis de mesa para Olimpíada

Seis brasileiros representarão o Brasil na competição. São eles: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Jessica Yamada, Vitor Ishiy e Caroline Kumahara