A Seleção brasileira feminina de rugby sevens venceu, neste fim de semana, o Sul-Americano, disputado em Assunção, no Paraguai. Assim, as Yaras conseguiram manter a invencibilidade na região, pela 15ª vez, e conquistaram mais um título na temporada, após venceram o classificatório do World Rugby Women’s Sevens Series, em Hong Kong no mês passado.

Para as brasileiras, o torneio de Assunção valeu ainda como preparação para outros dois Sul-Americanos que a Sudamérica Rugby organizará ainda neste ano: o torneio classificatório para a Olimpíada de 2020, no início de junho, em Lima, Peru, e outro torneio regional no segundo semestre. E o calendário das Yaras também conta com outros desafios importantes: a etapa canadense da série Mundial de Sevens 2018/19, ainda como convidadas, em 11 e 12 de maio e, em julho, os Jogos Pan-Americanos de Lima.

- Advertisement -

No Paraguai, as atletas brasileiras não encontraram muitas dificuldades e venceram todos seus jogos, começando com 39 a 0 sobre a Costa Rica, 36 a 5 no Uruguai e 17×0 sobre o Peru. Já no segundo dia de jogos, o Brasil venceu o Chile, por 38 a 0, e a Argentina, em dois jogos: 22 a 5 e 22 a 7, para conquistar mais um título Sul-Americano.

O Brasil, do técnico Reuben Samuel, jogou com Mariana Nicolau, Luiza Campos, Andressa Alves, Leila Cassia, Thalia da Silva Costa, Aline Bednarski, Aline Furtado, Beatriz Futuro, Byanca Ketellen, Raquel Kochhann, Bianca Silva e Milena Batista.

O torneio, em Assunção, foi antecedido pelo Fórum Feminino de Rugby 2019, da Sudamérica Rugby, organizado para discutir os próximos passos do rugby feminino na região, com participantes de dez países, entre ele, representantes brasileiras. Eles analisaram o papel das mulheres no rugby e no futuro, em uma região com taxas de crescimento sólidas e positivas, debatendo melhores práticas e desenvolvimento regional da modalidade.