Brasil só perdeu uma vez na história para a Venezuela; relembre derrota histórica

Data:

Nesta quinta-feira (12), Brasil e Venezuela entram em campo pelas eliminatórias da Copa do Mundo Fifa 2026, com transmissão da Globo, na Arena Pantanal, em Cuiabá. As duas seleções já se enfrentaram 28 vezes, com ampla vantagem para o selecionado brasileiro.

Foram 24 vitórias, três empates e apenas uma vitória dos venezuelanos, em um amistoso realizado em 2008, nos Estados Unidos. Até aquela ocasião, o Brasil havia vencido todos os 17 encontros entre os dois.

- Advertisement -

Em junho de 2008, diante de 54 mil torcedores brasileiros que lotaram o Gillette Stadium, em Boston, EUA, o time do técnico Dunga sofreu a terceira derrota de sua gestão em 27 jogos, após sofrer dois gols – um de Maldonado aos cinco minutos e Vargas aos 43 minutos do primeiro tempo.

Naquela ocasião, o Brasil tinha a sua disposição os jogadores Doni; Daniel Alves (Maicon), Henrique, Luisão e Gilberto; Gilberto Silva (Josué), Elano (Mineiro) e Anderson (Rafael Sobis); Robinho, Alexandre Pato (Diego) e Adriano (Luís Fabiano).

Jornais chamaram de “vexame” derrota do Brasil para a Venezuela em 2008

A mídia esportiva brasileira não poupou críticas ao Brasil na ocasião da derrota. O Globo Esporte (hoje ge) classificou a derrota como um “tropeço histórico” e descreveu a perfomance brasileira como “futebol burocrático, sem qualquer inspiração”.

Estado de São Paulo descreveu como “desastrosa” e ironizou o revés brasileiro, dizendo que “agora, até a Venezuela pode dizer que ganha do Brasil”.

Brasil enfrenta a Venezuela na Arena Pantanal

Este será o terceiro compromisso do selecionado brasileiro nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Anteriormente, o Brasil venceu a Bolívia, em Belém, por 5/1 e o Peru, em Lima, por 1/0.

 

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes