Supercopa da Espanha: Real Madrid e Valencia abrem jogos nesta quarta (11)

Data:

Riade, Arábia Saudita – A partir das 16h desta quarta-feira, horário de Brasília, Real Madrid e Valencia entram em campo pela semifinal da Supercopa da Espanha.

O time que passar avança à final e enfrenta o vencedor do confronto entre Barcelona e Real Betis, que está marcado para amanhã, no mesmo estádio e horário.

- Advertisement -

Os Merengues buscam o 13º título do campeonato. Na temporada passada, o clube conquistou o campeonato após bater o Barcelona na semifinal e o Athletic de Bilbao na decisão. Por outro lado, o Valencia conquistou a Supercopa uma única vez, além de três vice-campeonatos.

O jogo entre Real Madrid e Valencia acontece no Estádio Rei Fahd, em Riade, na Arábia Saudita, e terá transmissão da ESPN e do streaming do Star+.

Supercopa da Espanha

A Supertaça de Espanha é uma competição de futebol realizada desde 1982, em que o campeão da Liga Espanhola enfrenta o campeão da Taça do Rei. Desde 2019, o torneio começou a ser disputado entre 4 equipes: campeão e vice-campeão da La Liga, além do campeão e vice-campeão da Taça do Rei. As equipas jogam uma semifinal de jogo único e os dois vencedores enfrentam-se na final, também em jogo único.

Por que a Supercopa da Espanha acontece na Arábia Saudita?

Tradicionalmente disputada na Espanha, em partida única ou de ida e volta entre o campeão de LaLiga e o vencedor da Copa do Rei, a Supercopa mudou de formato graças a uma ideia de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol.

A ideia do cartola era aprimorar o modelo do torneio para um Final 4, com quatro times, o que supostamente geraria mais interesse do público. Assim, ficou estabelecido que os vices de LaLiga e Copa do Rei se juntariam aos campeões na disputa pela taça.

Só que, além de aumentar o interesse, Rubiales viu a oportunidade de monetizar o campeonato. E firmou um acordo com o governo árabe para que a Supercopa da Espanha fosse disputada no país. Em troca, um contrato longo, até 2029, e promessa de ganhar até 320 milhões de euros (R$ 2 bilhões na cotação atual), que seriam reinvestidos no futebol espanhol.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes