‘Não somos a melhor seleção, mas vamos brigar’, diz José Roberto Guimarães

Data:

Rio de Janeiro, Brasil — A equipe feminina de vôlei do Brasil não é a favorita a conquistar o ouro nos Jogos de Tóquio 2020. Quem diz isso é o próprio técnico da seleção, José Roberto Guimarães. Apesar disso, as brasileiras vão brigar por um pódio.

“Não somos a melhor seleção do mundo, mas vamos brigar. China, Sérvia, Estados Unidos e Itália estão à frente. Essas são as candidatas”, disse o treinador em live com a ex-ponteira Virna e a jornalista Glenda Kozlowski. “Depois, no bolo, vem o Brasil e eu não descartaria a Rússia, que vem com um time mais novo”.

- Advertisement -

Zé, como é carinhosamente chamado por fãs e comandadas, disse ainda que “Olimpíada é um mistério. Os pequenos se agigantam”.

“Sobre o ouro, acho que os Estados Unidos estão batendo na trave há muitos anos. O Kiraly (técnico dos EUA) está de olho numa medalha de ouro e ele está fazendo um bom trabalho. A China tem a Zhu, a Itália a Egonu e a Sérvia a Bosko. São jogadoras que fazem a diferença, principalmente se os times conseguirem levar o jogo até o tiebraek, quando elas ficam mais exuberantes e recebem 70% das bolas”.

Em entrevista recente ao Super FC, o técnico comentou sobre as dificuldades de preparação nesse período de restrições epidemiológicas: “Não dá para fazer Olimpíada de qualquer jeito. Temos que preservar vidas humanas, o povo. Olimpíada pode ter em qualquer ano, mas a vida, não”.

Após a temporada de seleções ter sido suspensa em 2020 por causa da pandemia, Zé Roberto retomou o trabalho com as convocadas no início do mês e teve que lidar com ausências importantes: das centrais bicampeãs olímpicas Fabiana (que deu à luz no dia 17) e Thaisa (se aposentou da seleção no último dia 6 para se preservar fisicamente).

Uma de suas apostas para rejuvenescer o grupo é a ponteira Ana Cristina, 17, revelação do Sesc-Flamengo na última Superliga.

As seleções feminina e masculina começaram a trabalhar para a Olimpíada no dia 5 de abril, no centro de desenvolvimento da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), em Saquarema (RJ). Antes dos Jogos, a principal competição será a Liga das Nações, na Itália, a partir de 25 de maio.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Onde assistir ao vivo o jogo de Minas x Osasco pela Superliga feminina

O vice-líder Osasco e o quarto colocado Minas Tênis...

Fluminense x Praia Clube pela Superliga Feminina: onde assistir ao vivo e horário

Neste sábado (9), o Praia Clube e o Fluminense...

Bernardinho retorna ao comando da seleção masculina de vôlei

O tão aguardado retorno de Bernardo Rezende, o Bernardinho,...

Com show de Roni e Helena, Sesc Flamengo vence o Fluminense de virada; veja como foi

https://www.youtube.com/watch?v=ZMUoq9PVvPE Tabela completa da Superliga feminina de vôlei Todas...