João Menezes avança à semifinal no Canadá

Data:

Pela terceira vez seguida, João Menezes começou atrás no placar e conseguiu buscar uma virada para garantir vaga na semifinal do challenger de Gatineau. Nesta sexta-feira, ele precisou até mesmo salvar três match points na vitória por 4/6, 7/5 e 7/5 sobre o eslovaco Norbert Gombos, cabeça 6 do torneio e 133º do ranking, em 2h34 de partida no piso duro do torneio canadense.

Esta é apenas a segunda semifinal de challenger na carreira de João Menezes e a primeira em quadras duras. A única vez que ele havia chegado tão longe em um torneio deste porte foi em maio, quando foi campeão no saibro de Samarkand, no Uzbequistão. Seu adversário na semi virá da partida entre o sul-coreano Duckhee Lee e o australiano Jason Kubler.

- Advertisement -

Quarto melhor brasileiro no ranking da ATP, Menezes está com a melhor marca da carreira no 266º lugar. Com a semifinal no Canadá, o mineiro de 22 anos faz 29 pontos e deve se aproximar da 240ª posição e certamente irá ultrapassar o paulista
Thomaz Bellucci entre os atletas nacionais. Dessa forma, ficaria atrás apenas de Thiago Monteiro e Rogério Dutra Silva.

O resultado desta semana já rende a Menezes mais pontos do que os 22 que ele tem a defender até o fim da temporada, sendo que sete pontos já caem na próxima segunda-feira. Se for finalista, ele fará 48 pontos no ranking e irá se aproximar do 220º lugar. Já em caso de título, recebe 80 pontos e fica muito perto de debutar no top 200. Uma boa campanha no Canadá é de máxima importância para ele disputar o quali do US Open em agosto.

Menezes aparecia apenas na 398ª posição em janeiro e já acumula 24 vitórias em challenger e mais cinco em future na temporada. Antes do início ano, ele só havia vencido quatro jogos de challenger como profissional.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tudo sobre a chave masculina de simples do Aberto de Miami de 2024

Desde o dia 17 de março, Miami, nos Estados...

Indian Wells 2024: onde assistir ao jogo de Novak Djokovic nesta segunda (11)

Após uma vitória em três sets sobre o australiano...

Thiago Wild amarga dura derrota em Indian Wells

Depois de emplacar uma grande vitória sobre o russo...

Após redução de pena, Simona Halep já tem data para retornar ao circuito

Miami (EUA) – Depois de ter sucesso no recurso...