Foi dada a largada na chave de simples do WTA Finals. Neste domingo (29), a cazaque Elena Rybakina e a estadunidense Jessica Pegula abriram a competição, em um jogo vencido de forma relativamente tranquila pela americana.
Em sets diretos, parciais de 7/5 e 6/2, Jessica Pegula, número 5 do mundo, estreou de forma convicente no torneio qie reúne as oito melhores da temporada, em Cancún, no México.
Elena Rybakina, número 4 da WTA, não conseguiu se recolocar no jogo, após a derrota no primeiro set. As condições da quadra, bastante de lenta, também dificultaram o seu jogo.
Como o Finals é jogado em fase de grupos, com as duas melhores de cada grupo avançando à semifinal, mesmo com a derrota, uma tenista poderá avançar, desde que vença seus confrotos posteriores. Entenda como funciona o torneio.
Como funciona o WTA Finals?
Tanto o evento de simples quanto o de duplas conta com oito jogadoras/equipes, divididas em dois grupos de quatro.
Ao longo dos primeiros quatro dias de competição, cada jogadora/equipe enfrenta as outras três jogadoras/equipes de seu grupo, com os dois primeiros colocados de cada grupo avançando para as semifinais.
O jogador/equipe primeiro colocado de um grupo encontra o jogador/equipe segundo colocado do outro grupo e vice-versa. Os vencedores de cada semifinal se enfrentam na partida do campeonato.