Melbourne (Austrália) – A busca de Novak Djokovic por seu décimo título do Australian Open começou com vitória nesta terça-feira. Apesar das incertezas sobre suas condições físicas, por conta de uma recente lesão na coxa esquerda, o maior campeão do torneio venceu seu jogo em sets diretos, superando o espanhol Roberto Carballes Baena, 75º do ranking, por 6/3, 6/4 e 6/0 em 2h01 de partida.
Atual número 5 do mundo, Djokovic tem a chance de voltar à liderança do ranking após o Australian Open. Para isso, ele precisa conquistar o título e chegar ao 22º troféu de Grand Slam de sua carreira. O veterano de 35 anos é o recordista de semanas como número 1 e não lidera o ranking da ATP desde 6 de junho. Ele não tem pontos a defender em Melbourne, já que ficou fora da edição passada, por não apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19.
Em 91 partidas disputadas no Australian Open, Djokovic venceu 83 delas. E sem perder um jogo no torneio desde 2018, acumula 22 vitórias seguidas. O próximo adversário do sérvio virá da partida entre o francês Enzo Couacaud e o boliviano Hugo Dellien. Eles vão se enfrentar apenas na quarta-feira, por conta da chuva desta terça, que provocou adiamento de jogos das quadras externas.