Guayaquil, Equador – Inédito! O paranaense Thiago Wild irá disputar a primeira decisão de challenger da carreira. Neste sábado (2), o jovem tenista conquistou uma grande vitória sobre o peruano Juan Pablo Varillas, marcando parciais de 6/4 e 7/5 no saibro de Guayaquil, após 1h45 de embate.
Na final de domingo (3), o paranaense de 19 anos enfrentará o vencedor do encontro entre o boliviano Hugo Dellien e o argentino Federico Coria. Antes disso, ainda neste sábado, ele disputará a final de duplas, ao lado do paulista Pedro Sakamoto, contra o uruguaio Ariel Behar e o equatoriano Gonzalo Escobar. uu
Atual número 311 do mundo, Wild já havia garantido sua estreia no top 300 mais cedo nessa semana e agora vai subindo ainda mais no ranking. Com a final em Guayaquil, ele ocupará a posição número 257 na próxima segunda (5). O brasileiro vai somando 49 pontos com a final e pode levar 80 com o título, indo assim para 235ª colocação.
O jogo
O primeiro set foi bastante equilibrado e definido com uma quebra solitária. Wild perdeu dois break-points no quinto game e mais um no nono, quando conseguiu bater o saque do rival peruano. O brasileiro ainda teve o serviço ameaçado duas vezes no décimo e último game, mas se salvou em ambas ocasiões e marcou 1 a 0.
Na segunda parcial o paranaense obteve um break logo no terceiro game, teve seu primeiro match-point no oitavo e depois sofreu um pouco para fechar o jogo. Wild foi quebrado ao sacar em 5/4, reagiu rapidamente e anotou nova quebra sobre Varillas, voltando a servir para o jogo. Ele precisou de mais quatro match-points para enfim alcançar sua primeira final de challenger.