Investigado por corrupção, presidente do Comitê Olímpico Japonês deve deixar cargo

Data:

Takeda é investigado, na França, por corrupção ativa, após movimentação de U$ 2 milhões durante campanha olímpica japonesa

O Presidente do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Tsunekazu Takeda, deve deixar o cargo da entidade, após o agravamento da crise causada pela acusação de corrupção ativa, de acordo com a imprensa japonesa.

Takeda tornou-se presidente em 2001 e atualmente está em seu 10º mandato. Ele também ocupa o cargo de vice-presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

- Advertisement -

A eleição para a presidência do JOC acontecerá em junho, e, inicialmente, os planos eram que as Olimpíadas fossem realizadas sob a gerência de Takeda. No entanto, alguns membros do JOC afirmam que as chances de um outro mandato são pequenas. Outros defendem que Takeda deveria renunciar ou não se candidatar em junho.

O presidente constantemente alega sua inocência, mas evitou jornalistas durante coletiva de imprensa, em janeiro, por não aceitar algumas perguntas dos repórteres. Ele já cancelou viagens ao exterior e esteve ausente das reuniões internacionais.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê de Tóquio 2020 têm profundas preocupações sobre o possível impacto que um escândalo de corrupção pode causar nas Olimpíadas do ano que vem.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus