Tóquio, Japão – Devido ao grande número de casos de coronavírus na China, o Comitê Olímpico do Japão (JOC) cancelou uma visita que faria à Pequim entre 25 e 28 deste mês. O anúncio foi feito após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o coronavírus como uma emergência de saúde pública internacional, como reportou a Kyodo News.
Uma equipe do JOC participaria de um evento de vistoria e análise dos preparativos da capital chinesa para os Jogos Olímpicos de inverno de 2022. A nova data da visita ainda não foi anunciada.
Somente na China, onde os primeiros casos da doença foram registrados, o coronavírus já infectou mais de 20 mil pessoas, com cerca de 300 mortes registradas.
Esta é a mais recente consequência do surto de coronavírus no esporte, que já cancelou alguns eventos esportivos e adiou outros. Entre as competições afetadas estão o pré-olímpico feminino de basquete, que foi transferido de Foshan (CHN) para Belgrado, na Sérvia, e torneios de nível challenger da ATP que foram cancelados também na China.
“Trabalharemos em conjunto com entidades esportivas para proteger a segurança dos atletas e das partes interessadas”, disse o presidente do JOC, Yasuhiro Yamashita.
Até agora, vinte casos de infecção pelo vírus mortal causador de pneumonia foram confirmados no Japão.