‘Xeque-mate’: Xadrez pode ser olímpico em 2024

Data:

O órgão dirigente do xadrez lançou uma campanha, na última terça-feira (12), para que o jogo seja incluído nas Olimpíadas de 2024, em Paris

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE, em inglês) solicitou que os formatos mais rápidos do xadrez tradicional, rápido e blitz, sejam incluídos no programa olímpico.

A FIDE afirmou, em comunicado publicado no site oficial da entidade, que o jogo tem um “apelo global genuíno”, com mais de 189 federações nacionais e 600 milhões de praticantes do esporte mundialmente.

- Advertisement -

O Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu o xadrez como esporte em 1999 e, um ano depois, foi um evento de exibição nos Jogos Olímpicos de Sydney, Austrália.

A FIDE solicitou que a modalidade fosse incluída nas Olimpíadas de Tóquio, ano que vem, mas fracassou.

Mais de 20 federações, entre elas o breakdance, inscreveram-se para participar das Olimpíadas de 2024. O anúncio será feito em 21 de fevereiro, quinta-feira.

Olimpíadas

O xadrez tem sua própria Olimpíada, que acontece a cada dois anos. Em 1924, a primeira edição não-oficial do torneio aconteceu em Paris, França, embora na época fosse jogado individualmente. Três anos mais tarde, a primeira Olimpíada oficial foi disputada em Londres, Grã-Bretanha, e levaria o esporte a ganhar popularidade e visibilidade no mundo todo.

Até hoje, a maior campeã do torneio é a União Soviética que tem 18 títulos e, mesmo tendo sido extinta em 1991, possui 12 campeonatos a mais que a segunda colocada, os Estados Unidos, com 6 conquistas.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Park era considerado peça-chave na candidatura conjunta das Coreias à Olimpíada de 2032

USOC abre votação para a escolha dos novos membros do Hall da Fama

Comitê Olímpico dos EUA abriu votação para a escolha de novos membros do Hall da Fama; votação vai até o próximo dia 3

Membro do ROC quer comemorar os 40 anos da Olimpíada de Moscou

Vitaly Smirnov acredita que as comemorações mostrarão como a...

Investigado na Suíça, Ahmad Al-Fahad é reeleito presidente do OCA

Ahmad é acusado de produzir vídeos falsos para prejudicar...