Ao contrário da maioria dos atletas, que primeiro disputam torneios continentais e depois competem em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos, a ginasta brasileira Rebeca Andrade fará sua estreia em Jogos Pan-americanos após vencer as principais competições esportivas do mundo.
Campeã olímpica em Tóquio 2020 e nove vezes medalhista mundial, Rebeca se prepara para disputar seus primeiros Jogos Pan-americanos daqui a dez dias, em Santiago, Chile.
Em 2019, Rebeca estava entre as ginastas selecionadas para competir em Lima, mas uma lesão acabou tirando a brasileira do torneio na capital peruana.
Desta vez, a história é bem diferente. Rebeca vai desembarcar em Santiago em ótimo estado e saúde e com uma bagagem que nenhuma outra ginasta listada têm. Rebeca é a única bicampeã mundial e olímpica no torneio e tem condições de se tornar a maior campeã numa única edição Pan-americana. A CBG ainda não informou em quais eventos a brasileira vai disputar medalhas.
Não cansamos de ver a Rebeca Andrade brilhando no solo🔥🔥 pic.twitter.com/fZIpCt58ja
— Time Brasil (@timebrasil) October 8, 2023
Porém, com base no desempenho e nos resultados obtidos no Campeonato Mundial da Antuérpia, Rebeca tem condições de conquistar ouros em todas as seis provas da ginástica artística.
Santiago 2023
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começam no próximo dia 20 de outubro e as disputas da ginástica se iniciam no dia seguinte. Em 2019, o Brasil conquistou apenas três medalhas de bronze no naipe feminino: equipes, individual geral e solo, ambas com Flávia Saraiva.