O final de semana da Fórmula 1 em Monza começou bem para os tifosis. Após Carlos Sainz ficar em primeiro nos Treinos Livres 1 e 2, o espanhol levantou a torcida ferrarista e cravou a pole do GP da Itália.
Com 13 décimos de vantagem, Sainz desbancou Max Verstappen, que ficou em segundo. Charles Leclerc veio logo atrás em terceiro lugar.
Com a pole, a Ferrari alcança a 24° no autódromo de Monza, que é a casa da equipe italiana. Além disso, o resultado é um ânimo para o time que vem fazendo uma boa temporada.
“Foi uma classificação tão intensa, especialmente no Q3. Nós três [Sainz, Verstappen e Leclerc] fomos com tudo, no limite. Estou arrepiado desde que cruzei a linha de chegada. Sair do carro e ver [essa torcida] é incrível. É a melhor sensação que você pode ter enquanto piloto. Amanhã, vou me segurar em primeiro lugar, vou dar tudo de mim”, declarou Sainz após a qualy.
The battle for pole position was box-office! 🍿
Only 0.067s separated the Top 3!!! 🤯🤯🤯#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/orcKpxGj99
— Formula 1 (@F1) September 2, 2023
Top 10
Do primeiro colocado ao 10°, a diferença foi de pouco mais de um segundo. Apesar da Mercedes não ter se encontrado na pista de Monza, George Russell achou uma volta boa e se classificou em quarto.
Lewis Hamilton ficou apenas em oitavo, atrás de Sergio Pérez (5°), Alexander Albon (6°) e Oscar Piastri (7°). Fechando o top 10 vem Lando Norris (9°) e Fernando Alonso (10°).
Como foi a classificação
Com um modelo de qualy diferente do que os fãs estão acostumados, em Monza, a F1 voltou a utilizar a divisão de pneus para cada sessão da classificação. Ou seja, no Q1 os pilotos usam compostos duros, no Q2 médios e no Q3 os macios.
Assim, a classificação deu uma embolada, Logan Sargeant e Albon colocaram a Williams no Q2 novamente, mas só o tailandes subiu para o top 10. Yuki Tsunoda e Liam Lawson também fizeram um bom treino classificatório e terminaram em 11° e 12°, respectivamente.
Depois do pódio com Pierre Gasly na Holanda, a Alpine amargou resultados ruins na classificação. Os dois pilotos da equipe só conseguiram um 17°, de Gasly, e 18°, de Esteban Ocon. Lance Stroll, da Aston Martin, vai largar da última posição.
Confira o grid de larga
STARTING GRID 🇮🇹
Here's how we will line up come Sunday! 🔥#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/vcTkFfZQYh
— Formula 1 (@F1) September 2, 2023