F1: Na casa da Ferrari, Carlos Sainz desbanca Verstappen e é pole no GP da Itália

Data:

O final de semana da Fórmula 1 em Monza começou bem para os tifosis. Após Carlos Sainz ficar em primeiro nos Treinos Livres 1 e 2, o espanhol levantou a torcida ferrarista e cravou a pole do GP da Itália. 

Com 13 décimos de vantagem, Sainz desbancou Max Verstappen, que ficou em segundo. Charles Leclerc veio logo atrás em terceiro lugar. 

- Advertisement -

Com a pole, a Ferrari alcança a 24° no autódromo de Monza, que é a casa da equipe italiana. Além disso, o resultado é um ânimo para o time que vem fazendo uma boa temporada. 

“Foi uma classificação tão intensa, especialmente no Q3. Nós três [Sainz, Verstappen e Leclerc] fomos com tudo, no limite. Estou arrepiado desde que cruzei a linha de chegada. Sair do carro e ver [essa torcida] é incrível. É a melhor sensação que você pode ter enquanto piloto. Amanhã, vou me segurar em primeiro lugar, vou dar tudo de mim”, declarou Sainz após a qualy. 

Top 10 

Do primeiro colocado ao 10°, a diferença foi de pouco mais de um segundo. Apesar da Mercedes não ter se encontrado na pista de Monza, George Russell achou uma volta boa e se classificou em quarto. 

Lewis Hamilton ficou apenas em oitavo, atrás de Sergio Pérez (5°), Alexander Albon (6°) e Oscar Piastri (7°). Fechando o top 10 vem Lando Norris (9°) e Fernando Alonso (10°).  

Como foi a classificação 

Com um modelo de qualy diferente do que os fãs estão acostumados, em Monza, a F1 voltou a utilizar a divisão de pneus para cada sessão da classificação. Ou seja, no Q1 os pilotos usam compostos duros, no Q2 médios e no Q3 os macios. 

Assim, a classificação deu uma embolada, Logan Sargeant e Albon colocaram a Williams no Q2 novamente, mas só o tailandes subiu para o top 10. Yuki Tsunoda e Liam Lawson também fizeram um bom treino classificatório e terminaram em 11° e 12°, respectivamente. 

Depois do pódio com Pierre Gasly na Holanda, a Alpine amargou resultados ruins na classificação. Os dois pilotos da equipe só conseguiram um 17°, de Gasly, e 18°,  de Esteban Ocon. Lance Stroll, da Aston Martin, vai largar da última posição. 

Confira o grid de larga 

- Advertisement -
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É apaixonada por exportes e tem experiência na cobertura de eventos esportivos no Pará.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

F1: De surpresa, Charles Leclerc faz a volta mais rápida e é pole do GP do México

A Ferrari surpreendeu no treino classificatório do GP do...

F1: Da sexta posição, Max Verstappen segura Hamilton e vence o GP dos EUA 

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos...

F1: Verstappen é mais rápido e faz a pole da Sprint Race do GP dos EUA

Após ter a volta deletada na classificação para a...

Após vencer nos EUA, Marta García se torna a primeira campeã da F1 Academy

A primeira campeã da F1 Academy é a espanhola...