Henrique Avancini conquista resultado inédito na Copa do Mundo de MTB

Data:

Avancini é o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em uma etapa da Copa do Mundo de cross country de mountain bike

Henrique Avancini levou o Brasil pela primeira vez na história ao pódio de uma etapa da Copa do Mundo de cross country olímpico (XCO) de mountain bike. O ciclista brasileiro ficou com a medalha de bronze na prova disputada hoje, 7, em Vallnord, Andorra. Avancini cruzou a linha de chegada 12 segundos após o suíço Nino Schurter, atual campeão mundial e olímpico. O também suíço Mathias Flückiger ficou com a prata.

A melhor posição de um brasileiro havia sido do próprio Avancini, em 2018, quando ficou em quarto lugar nas provas de Andorra e Itália.

- Advertisement -

Hoje, ele largou muito bem e liderou a primeira metade da prova. Durante todo o percurso, ele esteve entre os primeiros colocados. O outro brasileiro da prova, Luiz Henrique Cocuzzi, chegou na 37ª posição.

Na sexta-feira, 5, Avancini venceu a prova de short track (XCC). Ele completou as nove voltas do circuito reduzido com o tempo de 21min07s. Schurter chegou em segundo e o francês Maxime Marotte em terceiro. Esta foi a segunda vitória do brasileiro em provas de short track em Copas do Mundo, ambas em Andorra.

“Estou subindo os degraus. Foi um fim de semana muito bom, com uma vitória no short track na sexta e um terceiro lugar hoje. Não fiquei muito longe de uma vitória hoje. Senti que faltou um impulso final, que normalmente é o meu ponto forte, mas hoje faltou isso”, disse Avancini após o pódio.

Com o resultado, o brasileiro subiu uma posição na classificação da Copa do Mundo. Agora, ele está em quarto, com 655 pontos. O líder é Schurter, com 835. Mathias Flückiger vem em segundo, com 755. O holandês Mathieu van der Poel é o terceiro, com 700 pontos. Luiz Cocuzzi ocupa a 54ª colocacão na disputa.

Na prova feminina de XCO em Andora, disputada no sábado (06.07), a vitória foi da holandesa Anne Terpstra, seguida da suíça Jolanda Neff e da ucraninana Yana Belomoina. A brasileira Raiza Goulão finalizou a prova em 59º lugar.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

José Gabriel é bronze no ciclismo de montanha e abre a contagem do Brasil em Santiago 2023

O brasileiro José Gabriel de Almeida conquistou o bronze no...

Jaqueline Mourão conquista a medalha de bronze no ciclismo mountain bike

Pódio da brasileira foi o primeiro do Brasil neste domingo nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Mountain bike brasileiro disputa copa internacional neste final de semana

Competição será realizada em Petrópolis e contará com Henrique...